Polícia investiga envolvimento de Minotauro com carga recorde de cocaína

A quadrilha supostamente chefiada por Sérgio Arruda Quintiliano Neto, o “Minotauro”, preso na tarde de segunda-feira (4) em Balneário Camboriú (SC), pela Polícia Federal, também pode ser a dona dos 940 quilos de cocaína apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal em 22 de janeiro último, na BR-463, em Ponta Porã (MS). O droga apreendida no mês passado tinha como destino o Estado de Santa Catarina, onde Minotauro foi detido. 


A Polícia Federal investiga o paradeiro do suspeito de chefiar o tráfico na fronteira do Brasil com o Paraguai há seis meses, e descarta que a apreensão tenha sido determinante para a prisão de Minotauro. A origem da droga retida, contudo, pode ser do grupo que ele chefiava. É uma das possibilidades investigadas. 

Sérgio Arruda Quintiliano Neto segundo apurado pelas polícias – teria se tornado o novo chefão do tráfico na fronteira seca com o Paraguai após a execução de Jorge Rafaat e a extradição de Jarvis Pavão daquele país para o Brasil. 

Minotauro teria deixado a fronteira depois que as polícias brasileira e paraguaia iniciaram ofensiva às quadrilhas que atuam na região. O carregamento apreendido no mês passado seria uma tentativa de tirar os 940 quilos de cocaína da zona de conflito, e garantir os quase R$ 30 milhões que a droga renderia no mercado internacional. 

Escalada de violência

Conforme a Polícia Federal, Minotauro teria envolvimento nas recentes – e violentas – ações criminosas nas cidades de Ponta Porã, Pedro Juan Cabellero e outras cidades da fronteira. Depois que o suspeito de ser o chefão do tráfico passou a ser considerado o “capo” da região, verificou-se a escalada de execuções e outros atos violentos. 

Minotorauro, por exemplo, é suspeito de ter sido um dos responsáveis pelo assassinato de um policial civil de Mato Grosso do Sul em março de 2018, e de ter participação na execução de uma advogada em novembro último, do lado paraguaio da fronteira. 

A organização criminosa integrada por Minotauro ainda é suspeita de ser a responsável pelo ataque a uma casa em Ypehu, no Paraguai, cidade fronteiriça com Paranhos. 

Mitologia

Os policiais apreenderam com o suspeito, em Balneário Camboriú, US$ 100 mil em espécie, celulares e um veículo BMW. Minotauro não ofereceu resistência à ação policial, denominada, Operação Teseu. O nome é oportuno: na mitologia, Teseu é o personagem que derrotou o Minotauro.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *