Seis anos após cidade ser criada, IBGE redefine limites de 5 municípios de MS

Seis anos depois da fundação de Paraíso das Águas –a 280 km de Campo Grande–, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) providenciou a readequação de mapas do município e dos outros quatro que cederam terras para a mais nova cidade sul-mato-grossense (Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã e Água Clara). A medida, conforme o órgão, poderá ter impacto na próxima Estimativa da População, a ser divulgada em agosto deste ano e que é usada, por exemplo, para a partilha de recursos públicos a partir do número de habitantes de cada município do país.

Ao todo, o IBGE realizou mudanças nos limites de 268 cidades brasileiras entre 2018 e este ano. As mudanças na DPA (Divisão Político-Administrativa Brasileira) são aplicadas a partir de análises efetuadas por meio de cooperações técnicas entre o instituto e órgãos estaduais e encaminhadas entre 1º de maio de 2017 e 30 de abril do ano passado.

Promovidas desde a divulgação do Censo de 2010, elas devem impactar nas estimativas de 2018, sendo fruto de novas leis estaduais sobre a criação e novas cidades, de ajustes cartográficos comunicados pelos Estados ao IBGE ou de uma melhor identificação e representação cartográfica dos mamas municipais graças a tecnologias de geo-referenciamento.


Paraíso das Águas foi oficialmente fundado em 1º de janeiro de 2013, embora o processo de emancipação do antigo distrito de Costa Rica remonte a 2006. Entre os critérios adotados para instalação do 79º município do Estado estava o contingente populacional, que precisaria superar inicialmente os 4 mil habitantes.


Foram cedidas terras de Camapuã, Costa Rica, Chapadão do Sul e Água Clara para criação do novo município. Hoje, Paraíso das Águas tem pouco mais de 5 mil moradores, conforme a última estimativa do próprio IBGE.


Com a redefinição dos mapas, pode haver flutuações populacionais, acalentando ainda mais disputas territoriais entre os municípios –Água Clara perdeu mais de 30% de sua área, incluindo os distritos de Bela Alvorada e Pouso Alto; e em Chapadão do Sul tornou-se notória disputa que envolveu uma agroindústria local, com a maioria das terras produtivas em território sul-chapadense, porém, como a sede administrativa ficava em Paraíso, a arrecadação acabou destinada ao novo município (critério do IBGE para definir a localização de empresas).

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *