Maio Amarelo: campanha visa conscientizar usuários de trânsito

A sexta edição da Campanha Maio Amarelo tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Assim como em 2018, o assunto escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.


“Nossa cidade tem crescido, o trânsito vem sofrendo mudanças por conta disso e é necessário que os usuários, não apenas motoristas e pilotos, mas todos precisam ter consciência na forma de usar o trânsito”, enfatiza Rogério Dias, diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).


O movimento é internacional e pretende ser um estímulo a todos os condutores (de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros) a optarem por um trânsito mais seguro e chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.


O laço amarelo é o símbolo do movimento. O Observatório Nacional de Segurança Viária desenvolveu o mote com uma proposta para que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que, com sua ingenuidade e inexperiência, tem uma percepção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.


A campanha teve inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia.


Em Paranaíba haverá ações nas escolas, blitze educativas em parceria com as forças de segurança. “Nós vamos agregar frentes que possam nos ajudar nesse avanço de um trânsito melhor e nossas crianças precisam crescer com uma cultura diferente”, finalizou Rogério.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *