Flamengo x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Pré-jogo: Flamengo x Palmeiras – Campeonato Brasileiro (17ª rodada) – Maracanã
Data e hora: 01/09/2019 (domingo) | 16h00
Transmissão: Globo/Premiere
Pendurados: Marcos Rocha, Thiago Santos, Dudu, Deyverson e Antônio Carlos

Com 30 pontos conquistados em 15 partidas disputadas, o Palmeiras visita o Flamengo neste domingo (01), no estádio do Maracanã, em busca de mais três pontos no Campeonato Brasileiro e da chance de empatar na classificação com o rival carioca, que, com um jogo a mais, soma 33 pontos até aqui e lidera a competição nacional.

MELHOR APROVEITAMENTO DO BRASIL EM 2019
Com 26 vitórias, 14 empates e cinco derrotas em 45 jogos na temporada – sem contar amistosos –, o Palmeiras é o clube da Série A com melhor aproveitamento de pontos em 2019: 68,1%, ao lado do Flamengo, também com 68.1% – o Rubro-Negro possui 28 vitórias, 12 empates e sete derrotas em 47 jogos. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 29/08.

TIME QUE MENOS PERDEU NO BRASIL EM 2019
Levando em conta todos os jogos da temporada disputados pelos 20 componentes da Série A – exceto amistosos –, o Palmeiras é, de forma isolada, o time que menos perdeu em 2019: apenas 5 vezes, contra 7 do Flamengo e do Grêmio. Por competições, o Alviverde só foi superado, neste ano, por Corinthians, no Paulista, San Lorenzo-ARG e Grêmio, na Libertadores, Internacional, na Copa do Brasil, e Ceará, no Brasileiro. As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 29/08.

MELHOR DEFESA DO BRASIL EM 2019
O Palmeiras é o time da Série A que menos sofreu gols durante toda a temporada 2019 (sem contar amistosos): foi vazado apenas 22 vezes até aqui – em 45 jogos –, contra 28 do Grêmio – em 48 partidas. O Alviverde ainda detém a menor média de gols sofridos (0,49, contra 0,60 do Grêmio) e o maior índice de jogos sem ser vazado (62,22%, seguido do Grêmio, com 60,42%). As estatísticas são do FutDados e estão atualizadas até o dia 29/08.

TIME QUE MENOS PERDEU NO BRASILEIRÃO 2019
Com apenas uma derrota sofrida nos 15 jogos disputados, o Palmeiras é a equipe do Brasileirão 2019 com menos reveses, seguido de São Paulo e Corinthians, que perderam duas vezes. Com três derrotas, aparecem Santos e Flamengo. Os dados estão atualizados até o fechamento da 16ª rodada, no entanto, Palmeiras e Fluminense possuem uma rodada a menos do que os demais participantes (pois ainda não disputaram justamente a 16ª etapa do torneio).

2º MELHOR SALDO DE GOLS DO BRASILEIRÃO 2019
O Maior Campeão do Brasil possui o segundo melhor saldo de gols de todo o campeonato: 14 – devido ao fato de ter marcado 24 vezes e sofrido apenas 10 gols. O líder no quesito é o Flamengo, com 17 gols de saldo (balançou as redes 35 vezes e foi vazado em 18 oportunidades). Os dados estão atualizados até o fechamento da 16ª rodada, no entanto, Palmeiras e Fluminense possuem uma rodada a menos do que os demais participantes (pois ainda não disputaram justamente a 16ª etapa do torneio).

2ª MELHOR DEFESA DO BRASILEIRÃO 2019
O Maior Campeão do Brasil possui um dos menores índices de gols sofridos no Brasileirão 2019: foi vazado apenas dez vezes; neste quesito, somente o rival Corinthians supera o Verdão, vazado nove vezes até aqui. Os dados estão atualizados até o fechamento da 16ª rodada, no entanto, Palmeiras e Fluminense possuem uma rodada a menos do que os demais participantes (pois ainda não disputaram justamente a 16ª etapa do torneio).

3º MELHOR ATAQUE DO BRASILEIRÃO 2019
O time de Felipão soma 24 gols no Brasileirão até aqui, sendo o terceiro melhor ataque do certame. Neste quesito, apenas Santos e Flamengo superam a equipe alviverde: possuem 28 e 35 gols marcados respectivamente. Os dados estão atualizados até o fechamento da 16ª rodada, no entanto, Palmeiras e Fluminense possuem uma rodada a menos do que os demais participantes (pois ainda não disputaram justamente a 16ª etapa do torneio).

3º TIME COM MAIS LANÇAMENTOS CERTOS NO BRASILEIRÃO 2019
Um total de 210 bolas foram lançadas por um palmeirense e recebidas por seu companheiro de equipe com sucesso, o que torna o Alviverde o top 3 neste fundamento, atrás apenas da Chapecoense, com 228, e do Internacional, com 220 lançamentos corretos (ou seja, quando a bola percorre trajeto pelo alto e é dominada pelo jogador da mesma equipe que a lançou). Os dados estão atualizados até o fechamento da 16ª rodada, no entanto, Palmeiras e Fluminense possuem uma rodada a menos do que os demais participantes (pois ainda não disputaram justamente a 16ª etapa do torneio).

3º TIME COM MAIS ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO 2019
O Palmeiras é o terceiro colocado no índice de assistências do Brasileirão 2019: foram 17 ao todo, contra 18 do Grêmio e 26 do Flamengo. Os garçons do Verdão no Brasileiro são: Dudu (5); Marcos Rocha (4); Zé Rafael e Deyverson (2); Diogo Barbosa, Hyoran, Raphael Veiga e Lucas Lima (1). Os dados são do Footstats e estão atualizados até o fechamento da 16ª rodada, no entanto, Palmeiras e Fluminense possuem uma rodada a menos do que os demais participantes (pois ainda não disputaram justamente a 16ª etapa do torneio).

DUDU: ARTILHEIRO DO TIME NO BRASILEIRÃO 2019
Um dos líderes do atual elenco, o atacante Dudu é o principal goleador da equipe no certame nacional até aqui, com cinco bolas na rede. O dono da camisa 7 fez gols contra a Chapecoense, na sétima rodada, contra o São Paulo, na décima rodada, diante do Bahia (duas vezes), na 14ª rodada, e frente o Grêmio, na 15ª etapa. Vale lembrar que o Verdão possui uma rodada a menos do que os demais participantes.

DUDU: LÍDER EM PARTIDAS NO BRASILEIRÃO 2019
Dudu jogou em 14 das 15 partidas possíveis até aqui no Nacional (o Verdão tem uma rodada a menos) e, com isso, é o atleta mais assíduo do atual elenco nesta edição do Brasileirão. Vale lembrar que o Verdão e o Fluminense possuem uma rodada a menos do que os demais participantes.

DUDU: VICE-LÍDER EM ASSISTÊNCIAS NO BRASILEIRÃO 2019
Dudu se destaca não só pelos gols, mas também pelas participações ofensivas: ele é o segundo principal garçom do Brasileirão 2019, com cinco assistências, atrás apenas do meia De Arrascaeta, do Flamengo, com seis. Os passes a gol de Dudu neste certame nacional foram para o gol de Deyverson, na 3ª rodada (Internacional); para o gol de Bruno Henrique, na 4ª rodada (Atlético-MG); e para os gols de Gustavo Gómez, Deyverson e Hyoran, na 5ª rodada (Santos). Vale lembrar que o Verdão e o Fluminense possuem uma rodada a menos do que os demais participantes.

DUDU PODE ULTRAPASSAR PRASS E SE TORNAR JOGADOR DO ATUAL ELENCO COM MAIS PARTIDAS
Com 271 jogos ao todo, Prass e Dudu dividem a marca de jogadores do atual elenco com mais partidas disputadas no Verdão. Como o camisa 7 vem sendo titular e o camisa 1 não, a tendência é que o Baixinho supere o arqueiro, ídolo do clube, em número de duelos.

DUDU: JOGADOR DE LINHA COM MAIS PARTIDAS NO SÉCULO XXI
Vale lembrar que Dudu já é o jogador de linha que mais entrou em campo pelo Palmeiras no século XXI – em número de partidas, está ao lado do goleiro Fernando Prass, com 271, e atrás Marcos, com 392 – portanto, sem levar em conta os guarda-metas, Dudu é o número 1 no século.

DUDU: JOGADOR DE LINHA QUE MAIS VENCEU NO SÉCULO XXI
Com 156 vitórias no total pelo Palmeiras, Dudu ocupa o segundo posto dentre os jogadores que mais venceram no século XXI, somente atrás do goleiro Marcos, com 182 – portanto, levando em conta jogadores de linha, Dudu já é o número 1 no quesito.

DUDU: 36º JOGADOR MAIS VENCEU NA HISTÓRIA DO PALMEIRAS
Já se for considerar a lista dos que mais venceram pelo clube em todos os tempos, Dudu, com suas 155 vitórias, ocupa a 35ª posição, ao lado de Del Nero e Leivinha, que defenderam o Alviverde nos anos 40 e 70, respectivamente – este ranking é liderado por Ademir da Guia, com incríveis 514 triunfos entre os anos 60 e 70. Nesta lista, o próximo alvo de Dudu é Jorginho Putinatti, com 160 vitórias nos anos 80, na 34ª posição.

DUDU: MAIOR ARTILHEIRO ALVIVERDE DO SÉCULO XXI
Contratado em 2015, Dudu tem 64 gols pelo clube, sendo o maior artilheiro palmeirense do século XXI com 10 a mais do que o segundo colocado, Vágner Love (que o camisa 7 havia ultrapassado na temporada passada), com 54.

DUDU: TOP 34 DE ARTILHEIROS EM TODA A HISTÓRIA
Os 64 gols de Dudu lhe coloca de forma isolada na 34ª posição dentre os maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos – antes, ele dividia esta posição no ranking com Romeiro e Mirandinha. O próximo alvo é o atacante Oséas, 33º da lista, com 66 tentos. O líder neste quesito é Heitor Marcelino Domingues, com 317 gols, entre 1916 e 1931.

DUDU: JOGADOR COM MAIS JOGOS E MINUTOS EM 2019
Dudu é o jogador que mais entrou em campo em 2019 – participando de 43 das 46 partidas possíveis neste ano –, também é o recordista em minutos na temporada, de forma isolada, com 3726 ao todo, somando todas as competições e eventuais amistosos (já considerando eventuais acréscimos concedidos pela arbitragem).

VICTOR LUIS E HYORAN: DUPLA COM EXTENSA INVENCIBILIDADE
Apenas por jogos oficiais de competição – ou seja, sem contar o revés no amistoso para o Guarani, em 03/07 –, O lateral Victor Luis e o meia Hyoran possuem uma ótima marca que já vêm construindo há algum tempo. O último revés de ambos com a camisa do Alviverde aconteceu em 30 de maio de 2018, pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão (1 a 0 para o Cruzeiro). Desde então, o meia, camisa 28, acumula 38 jogos de invencibilidade (27 vitórias e 11 empates) e o lateral, camisa 26, possui 37 partidas invictas (25 vitórias e 12 empates).

EDU DRACENA: EXPERIÊNCIA NA ZAGA E EXTENSA INVENCIBILIDADE
Sinônimo de experiência na zaga, Edu Dracena, de 38 anos, não sabe o que é perder em suas últimas 25 partidas oficiais pelo clube (foram 15 vitórias e 10 empates). Com 127 jogos e três gols desde que chegou ao Verdão, em 2016, o jogador – campeão brasileiro pelo Alviverde em 2016 e 2018 – está entre os 10 de zagueiros que mais atuaram pelo Maior Campeão do Brasil no Século XXI, atualmente na 8ª posição, ao lado do zagueiro Alexandre, que também disputou 127 duelos na agremiação esmeraldina neste século (entre 2003 e 2006). O líder deste ranking é o defensor Maurício Ramos, que atuou em 194 jogos considerando partidas válidas desde 2001 (no caso de Ramos, mais precisamente entre 2009 e 2013).

VITOR HUGO PERTO DA 70ª VITÓRIA E DO TOP 5 DENTRE OS ZAGUEIROS COM MAIS JOGOS NO SÉCULO XXI

Campeão pelo Palmeiras em 2015 (Copa do Brasil) e em 2016 (Brasileiro), Vitor Hugo pode chegar a sua 70º vitória pelo Verdão caso o time palmeirense supere o Flamengo com ele em campo pela 16ª rodada do Nacional. O zagueiro possui, hoje, 132 jogos pelo clube – o que lhe credencia como o 6º defensor que mais jogou neste século (atrás de Maurício Ramos, 191 jogos entre 2009 e 2016; Henrique, 161 partidas entre 2008 e 2014; Danilo, 154 duelos entre 2009 e 2011; Leonardo, 147 prélios entre 2001 e 2006; e Nen, 139 embates entre 2004 e 2007).

VITOR HUGO PERTO DO TOP 10 DE ZAGUEIROS-ARTILHEIROS PALMEIRENSES EM TODOS OS TEMPOS

Vitor Hugo possui, hoje, 13 gols marcados pelo Palmeiras (todos em sua passagem anterior, já que nesta, atuou só uma vez). Com esse número, se fizer mais um gol, o camisa 4 entrará no top 10 de zagueiros-artilheiros da agremiação esmeraldina em todos os tempos, igualando Nen e Henrique na 9ª posição (ambos com 14 gols). Completam o ranking Júnior Baiano e Roque Júnior, com 16 gols, empatados na 7ª colocação; Daniel, com 18 tentos, isolado na 6ª posição da lista; Bianco Gambini, com 15 gols, na 5ª posição; Cléber, com 21 tentos na 4ª posição; Vágner Bacharel, com 22 bolas na rede, 3º isolado; Loschiavo, com 31 gols na vice-liderança; e Luis Pereira, com 35 gols, maior zagueiro-artilheiro da história do Alviverde.

WEVERTON: LÍDER EM MINUTOS NO BRASILEIRÃO 2019
O goleiro palmeirense é quem acumula mais minutos em campo no Brasileirão; são 1379 ao todo, já considerando acréscimos. Vale lembrar que o Verdão e o Fluminense possuem uma rodada a menos do que os demais participantes.

WEVERTON: 2º PALMEIRENSE COM A MENOR MÉDIA DE GOLS SOFRIDOS NA HISTÓRIA
O camisa 21 do Verdão sofreu um total de 42 gols em suas 72 partidas disputadas pelo clube até aqui – média de 0,58 gol sofrido por duelo. Este número coloca o acreano Weverton no top 2 dentre os arqueiros palmeirenses (com no mínimo 10 jogos pelo clube) menos vazados de todos os tempos, atrás apenas do paraguaio Benítez, com 0,54 de média (vazado 13 vezes em 24 jogos); em seguida, figuram o também paraguaio Gato Fernández, 0,62 (22 gols em 35 jogos), e do paulista Jailson, com média de 0,72 (54 gols em 74 partidas).

LUIZ FELIPE SCOLARI: NÚMEROS GERAIS ATUALIZADOS
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma, ao todo, 238 vitórias, 132 empates e 113 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 483 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 75 partidas – 46 triunfos, 21 empates e 8 reveses.

LUIZ FELIPE SCOLARI: TÍTULOS CONTRA O FLAMENGO
Os dois primeiros jogos de Felipão no comando do Palmeiras, em 1997, foram partidas amistosas. Já o terceiro, válido por competição oficial, foi contra o Bahia, pela Taça Maria Quitéria. Após superar o time tricolor nos pênaltis, o Verdão encontrou o Flamengo e, também nos pênaltis, foi campeão – o 1º título da Era Felipão. Um mês depois, na Espanha, também diante do Flamengo, o Alviverde foi campeão do Torneio Naranja, após superar o time carioca por 2 a 0 na grande decisão.

PALMEIRAS x FLAMENGO: RETROSPECTO GERAL
O Palmeiras leva ampla vantagem contra o rival Rubro-Negro ao longo da história: foram 114 embates, com 46 triunfos palestrinos, 31 empates e 37 vitórias do Flamengo (192 gols marcados e 164 sofridos).

PALMEIRAS x FLAMENGO: PALMEIRAS NÃO PERDE PARA O FLAMENGO DESDE 2014
O último revés do Verdão sofrido para o Rubro-Negro aconteceu em 17/09/2014, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, a equipe carioca nunca mais bateu o Palmeiras: foram 9 jogos de lá para cá, com 4 vitórias do alviverdes e 5 empates (17 gols a favor do Maior Campeão do Brasil e 11 para o Flamengo).

ESTÁDIO DO MARACANÃ: RETROSPECTO GERAL
O Palmeiras jogou 142 vezes no Maracanã: ganhou 51 jogou, empatou 33 vezes e foi superado em 58 ocasiões. Ao todo, o Alviverde vazou a defesa adversária 200 vezes e sofreu 217 gols.

ESTÁDIO DO MARACANÃ: PALMEIRAS JÁ FOI CAMPEÃO MUNDIAL NO LOCAL
Em 22 de julho de 1951, há 67 anos, o Palmeiras empatou com a Juventus de Turim-ITA por 2 a 2 e se sagrou campeão da Copa Rio – o resultado, agregado à vitória alviverde por 1 a 0 no jogo de ida deu o caneco ao Verdão . Aquele foi o primeiro torneio mundial de clubes da história do futebol.

ESTÁDIO DO MARACANÃ: PALMEIRAS JÁ FOI CAMPEÃO BRASILEIRO NO LOCAL
Em 1967, o jogo de desempate contra o Náutico pela Taça Brasil (o 3º título brasileiro do Verdão) aconteceu justamente no Maracanã: com gols de César Maluco e Ademir da Guia, o Verdão bateu o adversário por 2 a 0 e levantou o troféu.

7 JOGOS SEM PERDER PARA CARIOCAS
O Palmeiras não perde para rivais cariocas desde 25/07/2018, quando foi derrotado pelo Fluminense no Maracanã – desde então, foram 7 duelos, com 5 vitórias palmeirenses e dois empates.

UMA ÚNICA DERROTA EM 20 JOGOS PARA CARIOCAS
Se considerar os últimos 20 duelos do Alviverde frente equipes cariocas, o retrospecto aponta apenas um revés: para o Fluminense, no Maracanã, em 25/07/2018, pelo Brasileirão daquele ano – exceto esse único revés, foram com 12 vitórias e 7 empates.

ÚLTIMOS 10 JOGOS DO PALMEIRAS NO RIO DE JANEIRO
Considerando os duelos mais recentes do Verdão no estado do Rio de Janeiro – no caso, as últimas 10 partidas -, o Alviverde possui um ótimo aproveitamento: foram quatro vitórias, quatro empates e apenas dois reveses (12 gols marcados e 11 sofridos), além de um título conquistado – o Brasileirão de 2018, contra o Vasco, em 25/11 daquele ano, em São Januário (aliás, essa foi a última atuação do Verdão em terras cariocas). Ao todo, foram nove jogos na Cidade Maravilhosa e um em Volta Redonda.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *