Maior que a média: bebê nasce com 5,5 quilos e surpreende família

Bebês nascem todos os dias. No entanto, o peso incomum é o que chama a atenção no parto do bebê Arthur Barbosa de Souza. Com 5.520 quilos, ele nasceu na última quinta-feira, no Hospital Regional de Ponta Porã, distante 324 quilômetros de Campo Grande. Este é o terceiro caso registrado em Mato Grosso do Sul, pela reportagem do Campo Grande News, neste ano, de recém-nascido com mais de 5 quilos.

Desta vez, quem deu a luz foi a agricultora Elizandra Chimines Barbosa, 37 anos. Ao site Ponta Porã Informa, ela disse que se surpreendeu com o tamanho do bebê nascido de parto cesárea. “Durante o ultrassom o médico disse que poderia ser grande, mas não imaginei que ele fosse crescer tanto. A maioria das roupas e fraldas não serviram, tivemos que providenciar roupas maiores”, contou.

Mãe de três filhos, Elizandra conta que a gestação inspirou cuidados. Ficou de repouso devido a risco de aborto. Segundo ela, os dois filhos mais velhos nasceram com peso normal. “Nossa família também ficou surpresa, minha família toda é alta, mas ninguém imaginava que o Arthur nasceria com 59 cm”, comentou o pai do bebê, Luan de Souza Costa.

O médico ginecologista e obstetra, Edgar Montiel, explicou sobre os cuidados necessários nestes casos. “O parto da paciente foi cesárea e nesse primeiro momento há necessidade do pediatra monitorar os quadros hiperglicêmicos para impedir que ele desenvolva diabetes na fase adulta”, afirmou.

Causas – Bebês que nascem com mais de quatro quilos são considerados macrossômico, por ser bem maior que a média. O risco de complicações no parto é maior quando a criança nasce com mais de 4,5 quilos. As causas para isto são diversas, sendo os mais influentes a genética familiar ou a ocorrência de diabete gestacional na mãe.

Fatores como obesidade materna prévia, ganho de peso elevado na gestação, nascimento após a data prevista e até o sexo do bebê a macrossomia é mais comum em meninos; podem justificar o peso. O peso normal de um recém-nascido varia entre 2,5kg e 4,5kg, sendo a média de 3,4kg.

Arthur é o segundo bebê que nasce este ano com o peso maior que a média, na maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã, unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em fevereiro, nasceu Rafael Gomes Gonçalves pesando 5.720 kg.

No mês passado, bebê de 6,045kg e 55 centímetros nasceu no Hospital Municipal Soriano Corrêa da Silva, de Maracaju, distante 160 km de Campo Grande. O peso e tamanho do menino também estão bem acima da média dos bebês do mundo todo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *