Carga de agrotóxico tomba e empresa é multada em R$ 139 mil por poluição

Uma transportadora com sede em Paulínia (SP) foi multado em R$ 139 mil, por poluição do solo com agrotóxicos, depois que um caminhão tanque da empresa tombou nesta segunda-feira (04) na rodovia MS-359 em Costa Rica, cidade a 305 quilômetros de Campo Grande.

O veículo saiu de Cuiabá (MT) com destino a uma outra filial da empresa e estava carregado com embalagens de agrotóxicos do tipo granulado e concentrado, que escorreram pelo acostamento, poluindo o solo e parte da vegetação.

Depois do acidente, o motorista, de 49 anos, não acionou os órgãos competentes para a retirada do caminhão e do produto, conforme obriga a ficha de emergência que acompanha o transporte dos produtos. Além disso, a empresa proprietária do caminhão orientou inadequadamente o motorista a contratar mão-de-obra não especializada para ajudar na desobstrução da rodovia, expondo os trabalhadores aos riscos do contato com os produtos perigosos.

A transportadora foi autuado e multada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e os responsáveis poderão responder por crime culposo de poluição. A pena é de seis meses a um ano de detenção.A empresa foi notificada a realizar a remoção do material contaminante e a recuperação da área degradada, apresentando os resultados à PMA, que em seguida encaminhará os documentos ao Ministério Publico, depois de vistoria, para constatação da recuperação.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *