Plantio de soja atrasado no Estado preocupa setor

O atraso no plantio de soja no Mato Grosso do Sul está trazendo preocupação para produtores. Com menos da metade da safra do ano plantada, a possibilidade é que a produção de milho safrinha também sofra impactos, já que o plantio só é feito após a colheita da soja. O período de estiagem, que caracterizou o clima do Estado nas últimas semanas, é apontado como principal responsável pelo atraso atual.

A área total de plantio destinado para soja no Estado é de 3,163 milhões de hectares. Até o momento, a soma de área plantada na safra 2019/20 corresponde a a 1,565 milhão de hectares, ou 49,5% da extensão total. O percentual apresentado é 37,5% menor do que o valor alcançado no mesmo período do ano passado. Segundo dados apresentados pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA/MS), a região Sul do Estado se encontra com o plantio mais avançado, com média alcançada de 50,6%. Já na região centro, a média é de 50%, enquanto que na retaguarda está a região norte, com 44,9% de média.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), Jaime Verruck, o cenário referente ao plantio de soja deve continuar sendo monitorado. “Temos o desafio de terminar o plantio nas próximas semanas, de olho no início da segunda safra de milho. Visto que a perca da janela ideal pode comprometer a produção da safrinha, isso tem colocado agricultores e entidades em alerta”, analisa Verruck.

A semeadura das plantações de soja foi afetada pelo período de estiagem, que causou o atraso no começo do processo, quando a pouca chuva que caiu não foi suficiente para amenizar a secura do solo. Para Franciane Rodrigues, coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), o início do período chuvoso pode normalizar a situação no setor. “A expectativa é de que as chuvas iniciem com regularidade a partir desta semana, mantendo o padrão das chuvas até pelo menos o fim da primeira quinzena de novembro. Para o mês de novembro, espera-se acumulados de chuvas acima da média para todas as regiões de Mato Grosso do Sul”, afirma.

A soja da safra 2019/20 tem a produção aguardada de 9,906 milhões de toneladas. A produção média deve permanecer em 52,19 sacas/hectare.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *