Paranaíba: Comandante do CPA-2 presta contas das ações desenvolvidas em 2019 pela Polícia Militar.

Paranaíba (MS) – O comandante do Policiamento de Área 2 e comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel PM Gilberto Gilmar de Santana, realizou, nesta última segunda-feira (25), uma prestação de contas à população paranaibana das ações desenvolvidas em 2019 pela Polícia Militar em Paranaíba e dos resultados alcançados área do 13° Batalhão.

A prestação de contas ocorreu na Câmara de Vereadores, legítimos representantes dos munícipes paranaibanos, e foi transmitida em rádio e vídeo pela internet para a população.

O 13º Batalhão possui sua sede em Paranaíba e subunidades nas cidades de Cassilândia, Inocência e Aparecida do Taboado, e realiza o policiamento ostensivo preventivo através de suas equipes de Radiopatrulha, Patrulha Rural, Força Tática e Motopatrulhamento Tático, além de realizar a segurança externa de presídios, escolta de presos e segurança de órgãos públicos.

 

Neste ano de 2019, foi dada prioridade nas abordagens às pessoas e veículos, intensificando “Blitz”, inclusive com o reforço do efetivo administrativo, o que resultou em uma diminuição drástica nos índices criminais e na prisão de diversos criminosos.

 

Os sistemas oficiais da PMMS apontam que de janeiro a novembro, na área do 13° BPM, foram realizadas 10.992 abordagens a pessoas em atitude suspeita e 8.743 abordagens a veículos o que resultou na condução de 1.342 pessoas às delegacias de Polícia Civil, a fim de se verem cadastradas, investigadas e processadas pelo cometimento de ilícitos diversos.

   

Foram presas 185 pessoas por possuiam contra elas mandados de prisão ou por estarem foragidas do sistema prisional.

 

Como reflexo das abordagens e do atendimento de ocorrências foram recuperados 39 veículos, com queixa de roubo ou furto, e foram apreendidas 20 armas de fogo, as quais foram retiradas do seio da sociedade e não mais servirão de instrumento para o cometimento de ilícitos, dentre estas o roubo à mão armada, cujo combate é dispensada especial atenção pelo planejamento estratégico do 13º BPM/CPA-2 e pelas diretrizes do comando.

      

No combate ao tráfico de drogas foram apreendidos 262 quilos de drogas e diversos pontos de venda foram fechados, graças a 49 operações policiais realizadas na circunscrição do 13º BPM, as quais por diversas vezes contam com apoio de unidades especializadas da PMMS e de forças policiais coirmãs.

       

Além das medidas repressivas, o comando do 13º Batalhão se preocupa com o lado preventivo e social de combate às drogas, entendendo que para o cumprimento da missão constitucional é necessário programar ações humanas capazes de valorizar o indivíduo, contribuindo para o fortalecimento dos valores morais e cívicos, sob uma ótica humanística.

Nesse sentido, desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que neste ano já atendeu 530 crianças, sendo 294 em Paranaíba e 236 em Cassilândia. Bem como desenvolve o Projeto REAÇÃO, que alia os valores morais, cívicos e militares, com a prática de Jiu-Jitsu, com o atendimento, em Paranaíba, de 80 crianças em situação de vulnerabilidade social.

          

No combate a violência doméstica contra a mulher, que também é uma bandeira do comando do 13º Batalhão, o Programa Mulher Segura tem garantido a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, neste ano já foram realizadas 118 fiscalizações de cumprimento de medidas protetivas de urgência, em Paranaíba.

O 13º BPM ainda conta com um plano defesa estruturado para conter e capturar criminosos que por ventura tentem se realizar ataques as agências bancárias dos municípios.

O comandante do CPA-2 reitera o compromisso que a Polícia Militar tem para com a população, de modo que não são medidos esforços para fornecer um serviço de qualidade, capaz de prover a sensação de segurança que todos anseiam.

13º Batalhão de Polícia Militar – Polícia e comunidade unidas pela garantia da paz e da tranquilidade social!

Assessoria de Comunicação do 13º BPM

Curta nossa Fanpage no FACEBOOK!

Publicado por: WALTER LACERDA DE LIMA

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *