Educação Financeira se tornará disciplina em escolas em 2020

Parecer do CNE prevê que redes de ensino adequem os currículos de educação infantil e fundamental incluindo esta e outras competências

Educação Financeira pode ser ofertada nos ensinos Infantil e Fundamental a partir de 2020. Um livro didático já está disponível online e a disciplina, a qual a oferta depende da estrutura de cada rede de ensino, está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC prevê o mínimo que deve ser ensinado nas escolas. Pela Base, a educação financeira deve ser abordada de forma transversal pelas escolas, ou seja, em várias aulas e projetos. Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), prevê que as redes de ensino adequem os currículos da educação infantil e fundamental, incluindo esta e outras competências no ensino, até 2020.

“É uma grande oportunidade, uma grande conquista para a comunidade escolar do país”, diz a superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Claudia Forte. “A educação financeira busca a modificação do comportamento das pessoas, desde pequeninas, quando ensina a escovar os dentes e fechar a torneira para poupar água e economizar. Isso é preceito de educação financeira”.

A educação financeira nas escolas traz resultados, de acordo com a AEF-Brasil. Pesquisa feita em parceria com Serasa onsumidor e Serasa Experian, este ano, mostra que um a cada três estudantes afirmou ter aprendido a importância de poupar dinheiro depois de participar de projetos de educação financeira. Outros 24% passaram a conversar com os pais sobre educação financeira e 21% aprenderam mais sobre como usar melhor o dinheiro.

 

FONTE: MS TODO DIA

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *