Paranaíba: Contra o Aedes, mutirão ‘Limpa Tudo’ começa na ‘Portelinha’

Visando eliminar os focos do Aedes aegypti, – mosquito causador da dengue, chikungunya e zika-, a Prefeitura de Paranaíba, começou na manhã desta segunda-feira (20) o mutirão “Limpa Tudo”, no Jardim Primavera, a Portelinha.

“É uma ação que visa totalmente à saúde do paranaibense. A integração dos agentes de saúde e endemias com a coleta de entulhos e, claro, apoio da população vai proporcionar mais tranquilidade em relação às doenças causadas pelo Aedes”, pontua a secretaria de Saúde, Débora Queiroz.

A ação conta com mais de 70 agentes de saúde e endemias, que farão visitas domiciliares observando possíveis focos do mosquito, além de retirar materiais que servem como criadouro, como por exemplo, garrafa pet, vidros, pneus, e esclarecem dúvidas quanto à proliferação do mosquito. “Além da retirada do foco, a parte pedagógica da ação é muito importante, para que a população saiba como evitar os problemas”, disse Lúcio Antônio, coordenador do Centro de Controle de Vetores.

Para a dona de casa, Rita França Dias, o mutirão é muito importante, pois, segundo ela, além de cuidar da saude ajuda os que não possuem condições de alugar uma caçamba. “É muito importante, porque a gente não tem condição de alugar uma caçamba e agora coloquei todo meu lixo pra fora e eles estão pegando”, contou.

Rita explicou que na família nunca houve casos de dengue, mas alguns vizinhos já sofreram com o mosquito. “Aqui em casa nunca teve, mas meus vizinhos sim, ali em cima tem uma casa abandonada cheia de lixo e a equipe está lá limpando. Fiquei muito feliz com isso [sic]”.

A ação segue na terça-feira (21) no bairro Santo Antônio nas imediações do cemitério e encerramento na rua Projetada A, na Cohab Santa Rita; já a avenida Marcelo Miranda até a Durval Rodrigues Lopes e a Cel. Gustavo Rodrigues serão atendidas dia 22.

Dia 23 pela avenida Cel. Gustavo Rodrigues, seguindo pela região do Corpo de Bombeiros e encerra na rodovia BR-158. Dia 24 o mutirão passará pela Vila Salomé até a região da Santa Casa e o encerramento será no Jardim Karina. O mutirão passará por todas as ruas da cidade, os novos cronogramas serão divulgados em breve.

 

 

“Precisamos do envolvimento de todos, tanto para receber o agente, quanto para colocar entulho na rua. Com apoio da população conseguiremos evitar a proliferação do mosquito, deixar a cidade limpa e prevenir inúmeras doenças”, finalizou Débora.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *