São Paulo com chuva volumosa, rios e córregos transbordam.

A chegada de uma frente fria sobre o estado de São Paulo formou grandes áreas de nuvens carregadas que provocaram muita chuva sobre a Grande São Paulo, pelo litoral e no interior.

Fortes pancadas de chuva ocorreram no fim da tarde do domingo, 9 de fevereiro, mas a chuva constante e prolongada começou a ser observada durante a noite do domingo e madrugada da segunda-feira, dia tarde, ainda com algumas trovoadas.

A imagem captada pelo satélite GOES 16 mostra a extensa faixa de nebulosidade carregada (manchas em tons claros e azuis e verdes) que se formou sobre o estado de São Paulo por causa da chegada a frente fria.

 

Nuvens carregadas de uma frente fria se espalham sobre SP na madrugada de 10/2/2020

Previsão

Tecnicamente a frente fria avança para o Rio de Janeiro no decorrer desta segunda-feira, mas áreas de instabilidade permanecem sobre o estado de São Paulo e provocam mais chuva no decorrer do dia. A chuva tende a diminuir no decorrer da tarde.  

Veja mais detalhes da previsão.

Foto de Raphel Rocha, São Paulo (SP)

 

Córregos transbordam na capital paulista

Com a intensificação e persistência da chuva na madrugada da segunda-feira, 10 de fevereiro, vários córregos transbordaram e os alagamentos começaram a se espalhar pela cidade

A chuva começou a ganhar força por volta das 2 horas da madrugada e pouco depois o córrego Ipiranga (zona sudeste) transbordou, segundo o CGE – Centro de Gerenciamento e Emergências da Prefeitura. Em seguida, com a continuidade da chuva volumosa, pouco depois das 2h30 transbordaram os córregos Pirajuçara (Butantã – perto do do Extra hipermercado), o Morro do S (Campo Limpo – rua Joaquim Nunes Teixeira), o córrego Zavuvus (Cidade Ademar – praça Tuney Arantes) e o rio Pinheiros, junto a ponte João Dias.

Os córregos Perus e Lajeado também transbordaram e o rio Tietê também transbordou.

Acompanhe o risco de alagamento pelo Pédagua

Por volta das 3 horas da madrugada, o CGE contabilizada 16 alagamentos na cidade de São Paulo, número que subiu para 37 às 4h40, sendo que 32 alagamentos eram intransitáveis. A chuva continuava moderada a forte neste horário em vários bairros. Às 5 horas já eram 47 alagamentos. Às 5h25 o CGE informava 50 alagamentos sendo 45 intransitáveis.

Entre 2 horas e 4 horas da madrugada do dia 10, choveu 93 mm sobre Barueri, segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia . O total em 12 horas,  chegada a quase 120 mm.

Confira quanto choveu entre 16 horas d tarde do dia 9 e 4 horas da madrugada do dia 10 de fevereiro de 2020.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *