Rio Taquari atinge nível de emergência e Imasul emite alerta

Aviso de vento crítico emitido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) alerta moradores de Coxim para elevação abrupta do Rio Taquari, que atingiu nível de emergência neste sábado (22). A previsão, segundo o comunicado, é de que a elevação continue.

“Leituras indicam que foi atingido o nível de emergência com potencial para provocar significativos danos materiais e com risco à integridade humana nas próximas 24 horas”, diz o documento.

 

Às 13 horas, a cota marcava 456 centímetros e houve subida abrupta de 43 centímetros em quatro horas, média de 10,75 centímetros por hora. Já às 17h30, o nível do Taquari era de 499 centímetros.

“Em janeiro e fevereiro a cota, que é de cinco metros, já estava quase sendo atingida. Agora, por causa das chuva localizadas, o nível foi alcançado”, explica o coordenador estadual da Defesa Civil, Fábio Catarineli.

De acordo com ele, equipes da prefeitura de Coxim, técnicos do Imasul e da Defesa Civil estão em contato constante para acompanhar a evolução do nível do rio. Em caso de emergências, a recomendação é de que moradores procurem a Defesa Civil, Imasul ou o Corpo de Bombeiros.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *