Paranaíba: Secretária de Saúde fala sobre a suspeita de Coronavírus.

A Secretária de Saúde de Paranaíba, Débora Queiroz, em entrevista exclusiva ao repórter Hermezes Cortes, da Rádio Patriarca FM, de Cassilândia, explicou como surgiu a informação, inicialmente nas mídias sociais, à respeito de um suposto caso de Coronavírus em Paranaíba.

Segunda a Secretária de Saúde, na manhã do dia 07/05 (sábado), seis (06) pessoas oriundas da cidade de Aparecida do Taboado deram entrada na Santa Casa de Paranaíba. Essas pessoas procuraram a Santa Casa de Paranaíba, sem antes ter feito qualquer consulta em Aparecida do Taboado, uma vez que foram orientados pela empresa que trabalham, a buscar Paranaíba, que seria a “cidade de referência” para diagnosticar casos de Coronavírus na região.

Das seis (06) pessoas, cinco (05) são italianos que estão no Brasil à serviço. Segundo Débora, desses cinco (05) italianos, um apresentou sinais e sintomas de síndrome respiratória. Os demais, após avaliação médica, não apresentavam qualquer sintoma de doença, sendo liberados imediatamente. Quanto ao italiano que apresentou sintomas leves, foi colhido material para se fazer exames laboratoriais de síndromes respiratórias, dentre elas o Coronavírus, tornando um caso suspeito, mas que não ficou internado na Santa Casa de Paranaíba, uma vez que, em se tratando de sintomas leves, o isolamento deve ser feito em seu próprio domicílio.

As 14h30 do mesmo dia, segundo a Secretária de Saúde, todas as seis (06) pessoas retornaram para Aparecida do Taboado, que já estava ciente do caso após ter sido comunicada pela Secretaria de Saúde de Paranaíba. Ao chegar, esse paciente com sintomas leves da síndrome respiratória, foi isolado em domicílio. É possível que hoje saia resultados para saber se o italiano está com H1N1 ou Influenza, que são os testes mais rápidos e, posteriormente, será informado se este caso específico se trata de Coronavírus.

Ao final, a Secretária de Saúde de Paranaíba, Débora Queiroz, deixou claro que não há nenhum caso de Coronavírus no município de Paranaíba; não há nenhum paciente do município de Paranaíba com suspeita da doença, sendo apenas este caso até o presente momento de Aparecida do Taboado.

Fonte: cassilandianoticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *