Maia analisa “com cuidado” pedidos de impeachment de Bolsonaro

presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (27/04) que analisa “com cuidado” os pedidos de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), protocolados na Casa. Para o parlamentar, o Congresso tem que continuar com a prioridade que é aprovar medidas para o enfrentamento do novo coronavírus.

“Quando você trata de um tema de impeachment, eu sou o juiz e a decisão é minha. É uma questão que tem que tomar muito cuidado. Passei por isso no governo Temer (MDB) e, com tranquilidade, paciência, passamos esse período”, disse.

As declarações foram dadas em coletiva de imprensa. Maia não se pronunciava oficialmente desde o último 16 de abril, quando respondeu às acusações de Bolsonaro em entrevista à CNN. Na ocasião, o chefe do Planalto afirmou que o deputado fluminense queria retirá-lo do poder.

“Os problemas do governo devem ser tratados pelo governo. Neste caso, [Augusto] Aras abriu uma investigação que deve chegar a algum resultado. É ruim [o momento da crise política], porque amplia ainda mais os problemas que estamos vivendo”.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu a abertura de um inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente da República para investigar as denúncias de Moro, feitas em um discurso de despedida do cargo, na última sexta (24/04).

Direita e oposição

O grupo de direita Movimento Brasil Livre (MBL), ex-aliado do Bolsonaro, protocolou um pedido de impeachment nesta tarde, na Secretaria-Geral da Câmara. Os militantes afirmam que o chefe do Planalto cometeu crimes de responsabilidade e citam a convocação ao protesto que pediu o fechamento do Congresso Nacional e da Suprema Corte.

Há atualmente na Casa quase 30 pedidos de impeachment, não apenas de integrantes da oposição. Por isso, o MBL cogita se unir à esquerda para fortalecer o pedido de “Fora Bolsonaro”. Está marcado, para o domingo (03/05), um protesto virtual contra o Executivo, e o grupo já convidou lideranças de outros espectros políticos para reivindicar a gestão de Bolsonaro.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *