Covid-19 avança em municípios pequenos e contágio acelera com 23 casos em 24h

Depois da cadeia da carne, com 34 casos após contaminação em frigorífico, doença agora atinge cadeia da celulose.

Guia Lopes continua como maior preocupação em Mato Grosso do Sul por conta da disseminação da covid-19, com outros 8 casos hoje e 34 no total. A incidência é de 343 por 100 mil habitantes.


Mas a doença também avança em 7 municípios pequenos, além de Campo Grande e Dourados. “Estamos tendo acrescimento muito expressivo, com 15 e até 25 por dia”, alertou o secretário de Saúde Geraldo Resende.

Em Guia Lopes, o foco surgiu em frigorífico, que teve de suspender o funcionamento. Hoje, o avanço mostra que outro setor pode ser afetado, o da celulose. Ribas do Rio Pardo, com grande área de eucalipto plantada, registrou mais 4 testes positivos, passando de 2 para 6 ocorrências.

O boletim  reforça cada vez mais a interiorização da doença, indo para municípios com cerca de 10 mil habitantes. Brasilândia, por exemplo, tem 13 casos, o que significa 109,5 casos por 100 mil pessoas. A preocupação cresce porque são locais sem o básico de assistência em saúde.

Na lista dos 23 testes positivos em 24 horas aparecem: 8 em Guia Lopes, 4 em Ribas do Rio Pardo, 2 em Campo Grande, 2 em Dourados, 2 em Bonito, 1 em Brasilândia, 1 em Sidrolândia, 1 Ladário, 1 em Jardim e 1 em Bataguassu.

No total, já são 385 casos e 22 internados, 8 em UTIs. Até agora, são 201 pessoas recuperadas.

Sem respiradores – Guia Lopes entrou em lockdown, determinando o bloqueio de circulação de pessoas, mas ão conta com leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e nem respiradores.

O município pode acionar a Justiça para empresa a comercializar os aparelhos para o município por meio da dispensa de licitação. Nova Andradina moveu ação semelhante para conseguir os aparelhos.


Em Brasilândia são dois respiradores e uma ambulância de UTI Móvel. Por isso, os pacientes com sintomas mais graves devem ser transferidos para Bataguassu e Três Lagoas, onde há 5 e 10 leitos de UTI disponíveis, respectivamente.

Em Sonora, são dois respiradores e processo aberto para compra de outros dois.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende afirmou que a pasta estuda mandar ventiladores mecânicos para Guia Lopes da Laguna. Ainda não estão definidos quantos aparelhos devem ser destinados e também há dúvida sobre onde ficarão, Guia Lopes ou Jardim. O secretário avalia que o município vizinho, com distância de 5 km, tem melhor estrutura de atendimento.

Ele avalia também que não há necessidade de encaminhar respiradores para Brasilândia e Sonora por haver estrutura na saúde em municípios próximos.

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *