Enem 2020: inscrições começam nesta segunda-feira (11/05)

Começam nesta segunda-feira (11/05) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os interessados em fazer a prova têm até o dia 22 de maio para fazer o cadastro por meio da página do teste na internet. Estudantes que cursam a 3º ano do ensino médio na rede pública estão entre aqueles que têm direito à isenção da taxa. Quem precisar pagar, o valor é de R$ 85 e deve ser quitado até 28 de maio.

A novidade neste ano é a aplicação digital, em computador. No DF, essa versão será ofertada aos primeiros 4.024 participantes que optarem pelo formato. Vale lembrar que o Enem digital é exclusivo para quem estiver concluindo o ensino médio ou que já tenham terminado esta etapa. Aquele que optar por fazer o modelo impresso não poderá se inscrever na edição digital e vice-versa.

O cronograma para a aplicação das provas será diferente para as duas versões. Enquanto que o Enem Digital será nos dias 22 e 29 de novembro, o impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro.

A estrutura, no entanto, continua a mesma: quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e a redação. Durante o processo de inscrição, o participante seleciona uma opção de língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol.

Como estudar?

Alunos da rede pública do DF têm tentado manter a rotina de estudos por meio do programa Escola em Casa DF e aulões voltados ao Enem. Os programas são transmitidos ao vivo, pelas TVs Justiça e Gênesis, nas terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. O conteúdo é reprisado à tarde, das 13h às 16h, pela TV União.

A partir de 25 de maio, estas aulas, nos mesmos horários, passarão a ser transmitidas às segundas e quartas-feiras.

 

Os professores também estão disponibilizando material por meio do Google Sala de Aula. Para aqueles estudantes que não têm acesso à internet, a Secretaria está providenciando uma parceria com operadoras de internet para ofertar pacotes de dados gratuitos a quem utilizar a plataforma.

Para quem não tem rede em sua região, a pasta afirma que irá viabilizar uma logística para entrega de material impresso.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *