Flamengo pode ser campeão do Campeonato Carioca 2020 sem jogar finais?

classificação do Flamengo em primeiro lugar no Grupo A da Taça Rio foi garantida na última sexta-feira (19), com o empate no jogo Portuguesa-RJ x Boavista . Desta forma, o Flamengo ainda sonha em ser campeão estadual sem precisar disputar a grande final.

O caminho, entretanto, não é tão simples e não basta só que o Rubro-Negro seja o vencedor da Taça Rio, como antes.

Em 2020, a fórmula de disputa com os campeões de cada turno fazendo a final para decidir o título carioca voltou. No entanto, uma nova regra surgiu: para o time levantar a taça sem jogar a final é necessário que, além de conquistar os dois turnos, seja também o dono da melhor campanha somando as duas fases. Se alguém estiver à sua frente na classificação geral, os dois disputam a final. 

Assim, diferentemente do que acontecia no regulamento antigo, o Flamengo precisa mais do que só vencer os mata-matas da Taça Rio – também tem que garantir a melhor pontuação geral somada, o que, por enquanto, é realidade, faltando dois jogos para o encerramento da fase de grupos. Mantendo a ótima fase do ano passado, o time de Jorge Jesus é o líder geral com um ponto de vantagem sobre o rival Fluminense, mas o Tricolor tem um jogo a menos.

Portanto, se quiser ser campeão sem disputar a final, o Flamengo precisa manter o ritmo e mesmo já classificado, não pode se poupar. Em campo, ainda precisa passar vencer a semifinal e a final da Taça Rio. Tropeços do Fluminense ajudariam a equipe rubro-negra nesse caminho.

O Flamengo é o líder do Grupo A com 12 pontos, seguido pelo Boavista, com 7. No Grupo B, a situação é mais apertada, com o Fluminense liderando com 9 pontos e o Madureira em segundo, com 6.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *