Entenda: ‘minhoca gigante’ faz pescador levar multa de R$ 95 mil em MS

Um homem foi multado em R$ 95 mil após ser encontrado com uma caixa cheia de minhocuçus no município de Miranda, a 203 km de Campo Grande. Minhocuçus são uma espécie de minhoca gigante, utilizadas como iscas vivas para pesca.

A autuação foi feita pela equipe do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na quarta-feira (9). O minhocuçu está na lista do Ibama como animal silvestre, por isso a captura e venda do animal é considerada crime. O minhocuçu é conhecido como minhoca gigante e pode chegar até 60 cm. O animal é geralmente utilizado para a pesca predatória.

 
 

Segundo informações do Ibama, houve uma denúncia sobre a comercialização dos minhocuçus, que não são espécies do MS. Os animais não podem ser coletados na natureza sem autorização do Ibama e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

A comercialização de minhocuçus só pode ser realizada por criadouros, é preciso ser licenciado para criar e comercializar. No caso de Miranda, a fiscalização verificou que esses animais não têm origem de criadores regularizados e foi feita a apreensão. Animais foram destinados ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *