‘Não conseguia ajudar’, diz amigo de alpinista morto ao escalar paredão de cânion em SC.

Por Caroline Borges, G1

“A gente se sente impotente, vê que o amigo estava mal e eu não conseguia ajudar”. Foi assim que Diego Braga, de 31 anos, contou como foram os minutos que antecederam o resgate do empresário Lucas de Zorzi, que morreu no domingo (11), após uma pedra deslizar no Cânion Espraiado, em Urubici, na Serra catarinense.


Diego estava acompanhando alpinista que iria fazer um salto de wingsuit — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Diego estava acompanhando alpinista que iria fazer um salto de wingsuit — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

“A gente se sente impotente, vê que o amigo estava mal e eu não conseguia ajudar”. Foi assim que Diego Braga, de 31 anos, contou como foram os minutos que antecederam o resgate do empresário Lucas de Zorzi, que morreu no domingo (11), após uma pedra deslizar no Cânion Espraiado, em Urubici, na Serra catarinense”.

Apaixonado por esportes radicais, o empresário de 39 anos, escalava junto com Diego o paredão quando uma pedra escondida em meio à vegetação despencou. Eles ficaram presos a uma altura de 200 metros.

Lucas foi atingido na cabeça e Diego, que estava a frente na escalada, com 10 metros de distância, sofreu ferimentos leves. Segundo a Polícia Militar, quando o empresário foi resgatado, ele estava sem os sinais vitais.

“Eu cheguei a gritar, mas ele não respondeu. Aí ali eu já vi o que poderia ter acontecido […] A gente sabe dos riscos que tem o esporte ”, disse.

Entre o momento do acidente até a chegada o helicóptero Águia da PM foram 20 minutos de espera, de acordo com Diego. A operação de resgate foi marcada pelo alto grau de dificuldade e durou cerca de seis horas.

Um alpinista morreu e outro ficou preso — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Um alpinista morreu e outro ficou preso — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Salto de wingsuit

O objetivo de Lucas era chegar ao topo do cânion e fazer um salto de wingsuit. Quem pratica a modalidade usa um macacão com formato aerodinâmico, com asas, para voos de alta performance.

Diego acompanhava o percurso e dava suporte na escalada para o amigo, mas não iria pular.

Após o acidente, ele não conseguiu ir até o amigo oferecer ajuda. Segundo ele, no trecho do percurso, a vegetação impedia que ambos se vissem.

“Eu conseguia subir, mas não conseguia chegar nele. Também não dava para ir para o lado porque a corda ficou ficou esticada”, explica.

Vítima conhecia local

Apaixonado por esporte, Lucas possuía experiência em esportes radicais — Foto: Redes Sociais/Divulgação

Apaixonado por esporte, Lucas possuía experiência em esportes radicais — Foto: Redes Sociais/Divulgação

Há cerca de um mês, a dupla de alpinistas já havia ido ao local com objetivo de estudar o percurso para o esporte radical.

“A gente chegou a fazer a trilha lá de cima. O objetivo dele era fazer a trilha para poder fazer o salto e retornar pela trilha que era mais rápido, porque para buscar ele de carro a volta era muito grande”, disse.

Diretor de uma empresa de equipamentos para indústria madeireira, Lucas foi campeão Brasileiro de Wingsuit Artístico nos anos de 2015, 2016 e 2017, e recordista Sul e Latino Americano da modalidade.

Ele também atuou como instrutor do esporte e possuía experiência em escalada de rocha esportiva e alta montanha. Também praticava snowboard, paraquedismo e skydive.

“Chegava final de semana ele me ligava perguntava se eu queria escalar, fazer trilha. Ele me incentivava a saltar também, mas tinha que ter um curso para chegar no nível dele”, afirma.

Diego disse que mesmo após o acidente planeja continuar escalando, até mesmo como lembrança e para prestar homenagem ao amigo.

Alpinista morre e outro fica preso em paredão de cânion em SC — Foto: Reprodução/ NSC TV

Alpinista morre e outro fica preso em paredão de cânion em SC — Foto: Reprodução/ NSC TV

Resgate

Por ser uma região de difícil acesso, os socorristas do Batalhão de Aviação da Polícia Militar precisaram utilizar a técnica McGuire, que consiste no lançamento de um tripulante do helicóptero por meio de descida de rapel, amarração, imobilização da vítima e içamento por meio de cordas.

Ao chegar no local, a equipe resgatou Lucas, que foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora do Prazeres, em Lages. Em seguida, a aeronave retornou ao local e retirou Diego da área de vegetação.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *