Aeronave que caiu em fazenda, tinha ‘buraco no motor’.

Por Graziela Rezende, G1 MS

A investigação sobre a aeronave que fez pouso forçado perto de uma fazenda, em Camapuã, a 145 km de Campo Grande, aponta que houve uma explosão no bloco do motor e ocasionou o pouso forçado por parte do piloto, um médico de 65 anos. Ele não teve ferimentos graves e, conforme a avaliação pericial, “nasceu de novo”, já que o acidente poderia ter sido fatal.

“Ele [piloto] fazia um voo sem tração, sem motor. Era um voo de forma tranquila, exatamente como deve ser feito. No entanto, próximo do solo, uma altura de cerca de 70 metros, houve um choque. Talvez seja por conta do terreno, alguma elevação ou até mesmo uma árvore próxima que ele tentou desviar e então a aeronave perdeu velocidade e estolou, perdeu a sustentação e caiu que nem uma pedra”, avaliou o perito aeronáutico Roberto Medina.

Conforme Medina, o acidente poderia ter sido fatal e o piloto “realmente pode dizer que nasceu de novo”. Além da perícia, que constatou o buraco no motor e óleo lubrificante que foi parar no para-brisas; testemunhas no local prestaram depoimento. Trabalhadores da fazenda disseram que escutaram barulho de atrito das asas e fuselagem da aeronave.

Perícia em aeronave apontou que havia buraco no motor
 
 
Perícia em aeronave apontou que havia buraco no motor

Outra evidência que mostra que a aeronave se chocou com o solo e o motor parado foi o cenário apresentado pelas condições das hélices, sendo este um sinal de que o veículo não apresentava nenhum movimento rotacional no momento de contato com solo.

Além da investigação da Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também participaram dos exames complementares do motor da aeronave parte do bloco do motor.

Entenda o caso

O piloto fez um pouso forçado em Camapuã no dia 30 de setembro. Segundo testemunhas, o avião saiu de Araçatuba (SP) e estava à caminho de Cáceres (MT), quando houve o pouso forçado. Ele estava sendo ocupado somente pelo piloto.

 
Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *