6 fatos que mulheres queriam que os homens soubessem sobre TPM.

BEM ESTAR Do R7

1. TPM existe e não é frescura.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, a tensão pré-menstrual afeta cerca de 80% das mulheres brasileiras. A síndrome pode causar uma queda de produção de hormônios femininos como estrogênio e progesterona, o que leva a sintomas mais conhecidos como oscilação de humor, compulsão alimentar, náuseas, ansiedade e até depressão.

2. Alterações hormonais não fazem as mulheres irracionais.

 
“Só pode ser TPM”: quem nunca ouviu essa frase que atire a primeira pedra. Comumente usadas como arma para invalidar os posicionamentos femininos, as alterações hormonais não tornam as mulheres incapazes de tomar decisões. Um dos casos mais famosos envolvendo essa postura ocorreu em 2015, quando Donald Trump insinuou que a jornalista Megyn Kelly estaria menstruada por ter questionado o então candidato sobre seus comentários desrespeitosos contra mulheres.

3. O docinho é coisa séria.


Motivo da treta entre Luiza Ambiel e Jojo Todynho, a compulsão por doces não é brincadeira. Isso acontece por conta das quedas dos níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar, que é geralmente estimulado com o consumo de doces.

4. TPM não é só mau humor. 


De acordo com um estudo publicado pelo site Medicinanet, existem mais de 150 associados a tensão pré-menstrual. Dentre eles, retenção de líquido, dores nas pernas, nas costas e nos seios, irritabilidade e depressão estão entre os mais comuns durante o período.

5. TPM pode ser incapacitante. 


Conhecido como uma ‘super TPM’, o transtorno disfórico pré-menstrual é caracterizado pela intensidade de sintomas comumente associados ao período e atinge de 5% a 8% das mulheres em idade fértil. Nesses casos, a síndrome pré-menstrual severa chega a durar três semanas e interfere na possibilidade das mulheres viverem sua rotina normalmente. 

6. Isolamento social pode interferir no ciclo menstrual.

 
De acordo com ginecologistas entrevistados pelo R7, o stress causado pelo isolamento social durante a pandemia também pode contribuir para a piora nos sintomas de TPM e até desregular o ciclo menstrual. De acordo com a ginecologista Marli Yamamoto, isso acontece porque o sistema límbico, responsável por alterar as emoções, fica próximo à região do cérebro encarregada de liberar os hormônios femininos. “Qualquer mudança emocional muito grande acaba por ocasionar alterações hormonais que impactam diretamente na menstruação e intensificam a TPM. 

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *