TSE vai enviar 1.200 baterias de urnas para garantir votação no AP.

ELEIÇÕES 2020 – Da Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmou nesta sexta-feira (6) que cederá 1.200 baterias novas de urnas eletrônicas para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) local. A medida visa assegurar a realização de eleições no Estado no dia 15 de novembro.

O material está em Brasília e deve ser transportado pela FAB (Força Aérea Brasileira), uma vez que aviões comerciais não carregam esse tipo de carga. As tratativas estão em curso com o Ministério da Defesa.

As baterias duram, em média, 10 horas. Considerando as baterias já existentes nas urnas e as extras que serão enviadas, isso permitirá que as urnas funcionem durante o processo de votação, que será das 7h às 17h no horário local.

Conheça 7 mitos sobre o uso da urna eletrônica no Brasil

O Brasil utiliza urnas eletrônicas desde 1996 e nenhuma fraude foi comprovada pelo Ministério Público ou pela Polícia Federal. Circulam diversos boatos na internet que duvidam da eficiência do uso desses equipamentos. O R7 entrevistou o  secretário de Tecnologia do TSE, Giuseppe Janin, para desmistificar o uso da tecnologia no sistema eleitoral brasileiro

1) A urna eletrônica é fabricada pela Venezuela – Um boato que circula pelas redes sociais é que o sistema eleitoral brasileiro poderia ser fraudado pelo governo da Venezuela, pois a responsável pela fabricação e desenvolvimento das urnas seria a empresa Smartmatic, britânica, fundada nos Estados Unidos por venezuelanos. Por ter sido fundada por venezuelanos, circula a informação de que a empresa seria venezuelana, mas é inicialmente americana e hoje britânica.

O projeto da urna eletrônica é do Tribunal Superior Eleitoral e empresas disputam uma licitação para fabricar o equipamento. “A empresa Smartmatic jamais venceu um processo licitatório para fabricar urnas no Brasil. Em alguns países, os equipamentos são adquiridos com empresas particulares, mas, no Brasil, o projeto é do TSE, independentemente da empresa que vença a licitação”, explica secretário de Tecnologia do TSE, Giuseppe Janino.

2) O voto impresso é mais seguro – O Supremo Tribunal Federal decidiu, em junho deste ano, não utilizar votos em papel nesta eleição. Porém, muitos defendem a criação de um sistema que utilize tanto o voto digital quanto o voto em papel para garantir mais segurança.

A possibilidade de utilizar o voto impresso foi descartada pela Corte pelo fato de não ter sido detectado nenhum caso em que as urnas tenham falhado. “O voto impresso cria uma instabilidade, porque voltaria a contagem manual que permite muitos erros e facilita as fraudes. Esse problemas foram eliminados com o voto eletrônico” afirma Janino.

Segundo o secretário de Tecnologia do TSE, não é possível uma invasão do sistema. “A urna eletrônica foi desenvolvida para ser um equipamento isolado de rede. Não há qualquer comunicação com rede como wifi ou rede física. Além disso, em quatro edições de testes públicos, ninguém conseguiu quebrar o sigilo do voto ou adulterar qualquer registro na urna.”

4) A criptografia não é confiável – a criptografia é utilizada para codificar uma informação e manter o sigilo de dados em diversos softwares e aplicativos. Essa tecnologia também está presente nas urnas eletrônicas para proteger os votos. Alguns eleitores não consideram esse recurso de segurança confiável.

“A urna eletrônica utiliza uma criptografia de alta complexidade e exclusiva para o processo eleitoral brasileiro. E até hoje, mesmo submetendo o sistema aos hackers, ninguém conseguiu quebrar o sigilo da urna”, diz Janino.

5) Não é possível auditar as urnas – os resultados das urnas podem gerar dúvidas nos perdedores e fazer a recontagem dos votos pode ser uma forma de confirmar o resultado. Outro boato contado sobre o processo eleitoral eletrônico é que a urna não pode ser auditada.

6) É possível saber o voto de cada eleitor – outro receio é o risco de que o sigilo do voto não seja garantido. A possibilidade de descobrir em qual candidato cada pessoa votou poderia abrir uma brecha para fraudes.

Nenhum processo eleitoral permite que os eleitores sejam identificados ou que os votos sejam revelados. “O sigilo do voto é um preceito constitucional, artigo 14 da constituição. Esse é um requisito principal de todo processo eleitoral. Não há nenhum dispositivo que permita a veiculação do eleitor com o seu voto. Nos testes públicos, são realizadas tentativas de obter esses dados e até hoje ninguém conseguiu”, explica secretário de Tecnologia do TSE.

7) Só o Brasil utiliza urnas eletrônicas – o sistema eleitoral brasileiro foi um dos primeiros a buscar uma alternativa aos tradicionais votos de papel, mas a tecnologia ganhou adeptos ao longo dos anos.

Ao contrário do que dizem os boatos, as urnas eletrônicas não são uma exclusividade do Brasil. “Pelo menos 25 países no mundo adotam urnas eletrônicas semelhantes com as do Brasil hoje. Os EUA também utilizam urnas eletrônicas em 11 dos seus 50 estados”, explica Janino.

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *