Como implementar, de fato, inovação em empresas?

O processo de inovação é o que tem transformado as empresas, tornando seu valor de mercado maior que de seus concorrentes, mesmo que o faturamento seja menor. A inovação tem feito startups competirem de igual para igual com empresas tradicionais e muitas vezes as superando. Inovar é um processo como o de vendas, marketing, financeiro e outros tantos, porém é dependente da cultura que sua empresa possui. Você quer que sua empresa seja de fato inovadora? Tenha na empresa donos, conselho ou influenciadores que respiram inovação. 

Quais resultados inovação vai trazer pro seu negócio?

Inovação não é fazer produtos complexos, serviços robustos ou processos burocráticos. É na verdade o contrário: é resolver um problema com criatividade e simplicidade. Com inovação sua empresa se torna um ambiente de agilidade em que problemas são deixados na mesa com as soluções e muitas vezes já com o resultado da solução. Empresas inovadoras possuem valor de mercado maior que as demais, além de encabeçarem o ranking de Best Places to Work e terem lucratividade maior! 

1- Valor de Mercado

Das 50 empresas mais inovadoras do mundo 47 estão entre as mais valiosas  (The Branding Finance Global e Boston Consulting Group, 2016). Um exemplo prático é o valor de mercado da Apple, que atualmente superou a marca de 2 trilhões de dólares. A Samsung sua concorrente no setor de celulares e a Microsoft no de computadores possuem uma parcela de mercado maior que a Apple, porém o processo de inovação faz da Apple muito mais valiosa, isso porque inovação é o processo de resolução de problemas e com isso passa a direcionar o comportamento de consumo futuro. Foi assim com o IPod e com IPhone, para ficarmos no nosso exemplo. 

2- Best Place to Work

O comportamento humano é de extrema relevância no mundo dos negócios. Atualmente ter um ambiente que traga não só o retorno financeiro aos colaboradores mas também desenvolvimento pessoal e alinhamento ao propósito individual é fundamental para que a empresa se destaque no mercado.
A cada geração o mercado passa a ter diferentes contratos psicológicos que vão ser fundamentais para retenção de talentos dentro da corporação. O processo de inovação traz as pessoas e clientes para o centro de debate, torna a empresa um ambiente orgânico que se desenvolve, aprende e modela seus processos de acordo com a necessidade do cliente ou das pessoas (quando inovação para os processos internos). Ter um ambiente diverso capaz de proporcionar debates e construções com autonomia para todas as partes é fundamental. O processo de pertencimento faz com que os resultados sejam extrapolados. O cuidado com o cliente traz novas soluções e a lucratividade aumenta, num efeito de valorização da marca e fidelização dos clientes. 
Logo a inovação não só retém seus funcionários, mas torna sua empresa um local desejado pelas pessoas, alcançando os melhores talentos do mercado e com isso resultados maiores.

3- Lucratividade
Como que inovar vai trazer lucratividade para minha empresa?
         Sim, inovação é um processo de aceitação de riscos, mas não torna o processo pouco rentável. Um mito que existe é que inovação demanda processo robusto, dinheiro e tempo. Na verdade inovar é a percepção de problemas e a busca pela resolução destes. O processo de aprendizado vai ser fundamental, porém não significa criar coisas complexas. Se um cliente reclamou de algo e você percebeu que vários tem esse problema, por que não desenvolver uma solução para isso? 
O processo de inovação é simplesmente ter uma cultura organizacional que permita esse desenvolvimento e direcione o processo criativo. A partir do momento que você resolveu o problema, quanto o seu produto agrega valor ao cliente final e mais que isso, quanto seu produto se diferencia dos concorrentes? Sim, quanto maior a diferenciação da sua solução frente a solução do mercado, mais valorizado seu produto estará. 
Pensa quantas vezes você já pagou um pouco mais caro pelo conforto, praticidade, agilidade ou pelo design que a solução possuía.

Como implementar inovaçãona Empresa?
      Antes, é importante reforçar que o processo de inovação só será eficiente se os gestores, donos e responsáveis estiverem conscientes e abertos para implementação, caso não, trará conflito interno e todos os pilares de inovação serão desgastados e invalidados. 
Agora vamos ao passo 1 para que sua empresa tenha um processo de inovação funcional:

Comitê de inovação
       Ter um comitê de inovação é importante, porém não é vital. Inovação deve ser incentivada e todos os colaboradores, em todas as hierarquias, devem ter abertura para inovar. Incentivar e proporcionar momentos e metodologias para a empresa é a função principal do comitê de inovação. 
Sabendo dessa função é importante trazer os pilares que vão direcionar o comitê e as características que devem ser relevantes na formação dele.

Características do Comitê de Inovação
       Diversidade é fundamental. O processo criativo inicia através da experiência e capacidade de fazer conexões entre diferentes conceitos afim de formar um terceiro antes inexistente, ou seja, trazer soluções de diferentes mercados para um nicho específico, por exemplo, utilizar uma solução da confeitaria num projeto de engenharia mecânica.
Para o comitê tenha pessoas de diferentes idades, áreas da empresa, diversidade de gênero, raça, afinidade política e outros para que o processo de criação seja mais amplo e com diferentes inputs! 
Outro ponto, principalmente no início da implementação, é trazer pessoas que são influentes na empresa. Isso não significa hierarquia ou afinidade, mas são as pessoas estratégicas que vão disseminar o comportamento inovador dentro de sua atuação de maneira que a cultura evolua para comportamentos inovadores no dia dia. 
Essas escolhas são fundamentais, pois trazem ao processo de transição uma velocidade de mudança importante a corporação. 

Pilares do Comitê de Inovação
        Os principais pilares são Dados, Cliente no Centro, Metodologia para Execução e Cultura Organizacional. É fundamental entender quais são os problemas dos clientes para que as inovações sejam sempre em busca da solução a uma dor real do mercado, para que seja aceita e gere resultados efetivos a companhia. Para isso a validação e o contato com o cliente é fundamental. 
        Os dados trarão a consistência para validar hipóteses de problemas e encontrar padrões de mercado para que sua solução ganhe consistência e escalabilidade posterior, dentro do funil de inovação. Além disso, durante todo o desenvolvimento da solução é fundamental a validação com dados para encontrar oportunidades decorrentes da inovação ou melhorias com os feedbacks do novo produto. Trabalhar com indicadores será fundamental para o comitê, visto que será o responsável por identificar oportunidades bem sucedidas e que merecem aporte ou não. Métricas, acompanhamento e validação será a base para que a ideia se transforme em uma solução rentável no final do funil de inovação.
        Estimular a empresa a trazer soluções é fundamental e encontrar metodologias que estimulem não só o desenvolvimento da ideia, mas também tragam luz aos problemas antes não percebidos é importante, logo ter metodologias claras com a empresa e abertura para novos projetos e ideias é vital para que o comitê de inovação se torne estratégico e rentável no longo prazo. Esse trabalho direcionará a cultura organizacional para um processo natural de inovação, interna ou para o cliente, trazendo agilidade aos processos, valorização das pessoas e lucratividade maior. Logo, o processo de inovação estimulado dentro do comitê será responsável pela transição da cultura organizacional atual para a de inovação.
       Ter uma empresa inovadora demanda confiança, é preciso ter abertura para que o processo flua, com validações de resultados, metas e objetivos claros. Assim sua empresa terá um ambiente favorável a inovação com autonomia aos colaboradores, produtos com valor alto de mercado, devido a percepção das dores do cliente, e lucratividade maior. Empresas que investem em inovação possuem maior valor agregado e crescimento exponencial, para isso comece com um comitê e siga as etapas do funil de inovação, esse caminho é a base para que sua empresa seja de fato moderna e inovadora.

Autor: Gustavo Tassi .

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *