Saiba como justificar ausência pelo celular nas Eleições 2020.

R7

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que aqueles eleitores que não puderem votar no primeiro turno das eleições municipais de 2020, neste domingo (15), poderão justificar a ausência pelo aplicativo e-Título no próprio dia de votação.

Quem não conseguir realizar o procedimento pelo aplicativo da Justiça Eleitoral poderá utilizar o site do TSE (por meio do Sistema Justifica) e os cartórios eleitorais no prazo de até 60 dias após o pleito.

O aplicativo e-Título foi desenvolvido pelo TSE para ser uma via digital do título de eleitor. Sendo assim, será possível votar apenas como o uso da versão digital, caso essa versão mostre a foto do eleitor.

No entanto, a funcionalidade está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico. A Justiça Eleitoral recomenda que os usuários baixem, gratuitamente, a nova versão do aplicativo, que passou por atualizações.

recimentos sobre notícias falsas que costumam circular com o intuito de atrapalhar o processo democrático eleitoral.

Justificativa presencial

Apesar da recomendação de que a justificativa seja feita prioritariamente por meio do aplicativo e-Título, os eleitores sem acesso à internet ou com inscrição não regular, poderão comparecer a qualquer local de votação e apresentar o formulário RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral) diretamente nas seções eleitorais.

Nos casos em que os eleitores necessitem justificar a falta na votação presencialmente, será exigida a apresentação de documentos que comprovem o motivo da ausência. Após o prazo de 60 dias, o eleitor faltante ficará sujeito à multa. Para quem estiver fora do país no dia da eleição, o prazo será de 30 dias a partir do retorno ao país.

Em algumas localidades serão instaladas mesas receptoras exclusivas para o recebimento do RJE. Para consultar onde funcionarão os locais de justificativa, o eleitor poderá consultar os sites da Justiça Eleitoral ou utilizar o serviço disponível no aplicativo.

Eleitores fora do domicílio

Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da votação deverá realizar a justificativa exclusivamente pelo aplicativo, entre 7h e 17h do horário local. Uma ferramenta de georreferenciamento permitirá a justificativa  da falta de quem estiver fora da cidade na qual vota. As mesmas recomendações valem para o segundo turno, marcado para o dia 29 de novembro.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *