Peão de MS vence campeonato mundial de rodeio nos Estados Unidos e leva prêmio de US$ 1 milhão.

Por Flávio Dias e Débora Ricaldes*, G1MS — Campo Grande


Peão de MS vence campeonato mundial da PBR nos Estados Unidos e leva prêmio de 1 milhão.
 
 
 
Peão de MS vence campeonato mundial da PBR nos Estados Unidos e leva prêmio de 1 milhão.
 

O peão sul-mato-grossense José Vitor Lemes de 23 anos, é o grande vencedor do Campeonato Mundial da PBR 2020 (Professional Bull Riders) realizado no último sábado (14), no Texas, nos Estados Unidos. O jovem que nasceu em Ribas do Rio Pardo, a 97 km de Campo Grande, levou para casa o prêmio de um milhão de dólares do evento que é considerado a copa mundial de rodeio. (Assista o momento da vitória no vídeo acima).

O jovem que antes sonhava em ser jogador de futebol, há cinco anos trocou as chuteiras pelos touros dos principais torneios de rodeio do Brasil e do mundo.

Ao G1, José Vitor Lemes contou a sensação do reconhecimento e também de ganhar o campeonato que segundo ele, na disputa, tem os melhores peões do planeta.

 

“É inexplicável porque a gente batalha e trabalha o ano todo só para isso, para tentar chegar lá no final e ser o campeão e quando você consegue, com certeza é só alegria. É inexplicável o sentimento, mas estou feliz por todos os meus esforços terem valido a pena e Deus ter me abençoado dessa forma, sendo o campeão mundial 2020.

 

Peão sul-mato-grossense leva prémio de 1 milhão de dólares após vencer campeonato mundial de rodeio  nos Estados Unidos. — Foto: Arquivo Pessoal/José Vitor Lemes

Peão sul-mato-grossense leva prémio de 1 milhão de dólares após vencer campeonato mundial de rodeio nos Estados Unidos. — Foto: Arquivo Pessoal/José Vitor Lemes

Conforme Lemes, no período da temporada, há eventos durante toda semana e a preparação fica um pouco limitada, por conta da falta de tempo para se preparar de um [evento] para o outro. Em casa, no período que antecede as montarias, Vitinho como é carinhosamente chamado, também ressalta que não fica parado para não perder a forma.

“Procuro correr, me exercitar e ainda jogo muito futebol. Isso ajuda a manter meu corpo em forma. Gosto de treinar em touros também, montando aqui em casa. Aqui temos uma arena que me ajuda muito a poder estar me preparando para os eventos”, explicou ao G1.

 

 José Vitor Lemes durante prova da PBR em que foi campeão nos Estados Unidos. — Foto:  José Vitor Lemes/Arquivo pessoal

José Vitor Lemes durante prova da PBR em que foi campeão nos Estados Unidos. — Foto: José Vitor Lemes/Arquivo pessoal

Ainda de acordo com o jovem, o campeonato da PBA é o mais importante do montarismo de touro no mundo e o único que envolve representantes de cinco países: Brasil, Austrália, Canadá, México e Estados Unidos. Conforme Lemes, todos vão em busca de estar entre os top 35 do mundo.

 

“Nesses países tem um campeonato nacional durante o ano, então os campeões nacionais da temporada conseguem a vaga para vir disputar aqui na América a final mundial. Esse foi meu caso, em 2017, quando venci o campeonato brasileiro e recebi a vaga para vir para cá”, relembra.

Início da carreira

Natural de Ribas do Rio Pardo, ele ainda relembra das dificuldades, devido a região não ter tantos lugares para treinar e possivelmente se dedicar ao esporte. Por isso ele conta que precisou mudar-se para São Paulo, estado onde tem mais rodeios. Foi em terras paulistas que conseguiu vencer um grande campeonato do Brasil.

Em 2017, José Vitor Leme foi o sexto melhor peão do mundo. — Foto: José Vitor Lemes/Arquivo pessoal

Em 2017, José Vitor Leme foi o sexto melhor peão do mundo. — Foto: José Vitor Lemes/Arquivo pessoal

“Foi lá que consegui um melhor lugar de treinar. Consegui ir nos melhores rodeios e comecei a fazer meu nome dentro do cenário nacional e dai pra frente Deus foi me abençoando cada vez mais”, referente suas origens, ele ainda acrescentou:

“Para mim é muito gratificante representar o nome de Ribas do Rio Pardo, porque eu vivi praticamente a maior parte da minha vida. Lá tenho muitos amigos de infância, muitas pessoas que me conhecem, que torcem por mim, que viram meu início de carreira. O carinho e o amor que todos os riopardenses têm por mim, com certeza eu vou guardar dentro do meu coração eternamente”, relembra.

Lemes ainda ressalta que os planos futuros é continuar e se dedicar como sempre fez. Ele reforça que não é porque foi campeão mundial de 2020 que a carreira está concluída: “Acho que ainda tem muito pela frente, ainda tem muita coisa por vir e eu vou continuar me dedicando, treinando, me esforçando para que eu tente ganhar um, dois três campeonatos mundiais. Quero tentar quebrar recordes, tentar ser diferente, tentar buscar sempre além e ver o que Deus tem preparado para mim, isso que eu busco sempre”, finaliza.

José Vitor Leme, recebe prêmio de campeão mundial em Las Vegas, Estados Unidos — Foto: José Vitor Leme/Arquivo pessoal

José Vitor Leme, recebe prêmio de campeão mundial em Las Vegas, Estados Unidos — Foto: José Vitor Leme/Arquivo pessoal

 
Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *