Laudo pericial mostra asfixia a causa da morte de homem espancado em supermercado.

Por G1 RS

 


Laudo inicial da perícia aponta que João Alberto foi morto por asfixia
 
Laudo inicial da perícia aponta que João Alberto foi morto por asfixia
 

As análises iniciais do Instituto Geral de Perícias do RS (IGP-RS) apontaram para a possibilidade de asfixia como causa da morte do homem negro espancado nesta quinta-feira (19) em uma unidade do Carrefour em Porto Alegre (veja mais no vídeo acima).

Segundo o IGP, estão previstos outros exames laboratoriais, e os laudos definitivos devem ser concluídos nos próximos dias. O corpo foi levado aos Departamentos de Criminalística e Médico-legal ainda na noite desta quinta. A liberação ocorreu na tarde desta sexta-feira (20).

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado e morto por dois seguranças brancos na véspera do Dia da Consciência Negra. As agressões e a imobilização duraram mais de cinco minutos.

Ele fazia compras com a esposa quando teria ocorrido um desentendimento com uma funcionária do local. Ela chamou a segurança, que levou João Alberto para o estacionamento, onde ocorreram as agressões (assista ao vídeo abaixo).

Os dois agressores – o policial militar Giovane Gaspar da Silva, de 24 anos, e o segurança Magno Braz Borges, de 30 – foram presos em flagrante e tiveram a prisão preventiva decretada na tarde desta sexta.

  • ‘Agressão covarde’, diz pai de homem negro morto por seguranças
  • ‘Ele gritava que não conseguia respirar’, diz amigo de João Alberto
  • PM envolvido na morte não tinha registro para trabalhar como segurança
  • Polícia investiga também pessoas que ‘assistiram passivamente’, diz delegada
  • Porto Alegre e outras cidades tiveram protestos após a morte

Magno é funcionário terceirizado do supermercado. Segundo a Brigada Militar (como é chamada a Polícia Militar no Rio Grande do Sul), Giovane não poderia estar trabalhando no local.

Veja imagens de João Beto dentro do supermercado de Porto Alegre
Veja imagens de João Beto dentro do supermercado de Porto Alegre

David Leal, que assumiu a defesa de Giovane, diz que seu cliente relatou que João Alberto “estava alterado” e “deu um encontrão em uma senhora” no supermercado. Disse ainda que a vítima desferiu um soco contra Giovane, segundo o relato do preso.

O advogado William Vacari Freitas, que defende Magno, disse ao G1: “Vamos aguardar o resultado das perícias e das demais investigações”.

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre. — Foto: Reprodução/Redes sociais

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre. — Foto: Reprodução/Redes sociais

O crime

Imagens mostram homem sendo agredido em supermercado de Porto Alegre
 
Imagens mostram homem sendo agredido em supermercado de Porto Alegre

A Brigada Militar informou que o espancamento começou após um desentendimento entre a vítima e uma funcionária do supermercado, que fica na Zona Norte da capital gaúcha. A vítima teria ameaçado bater na funcionária, que chamou a segurança.

O Carrefour informou, em nota, que lamenta profundamente o caso, que iniciou rigorosa apuração interna e tomou providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

A rede, que atribuiu a agressão a seguranças, também chamou o ato de criminoso e anunciou o rompimento do contrato com a empresa que responde pelos funcionários agressores.

Também em nota, a Brigada Militar informou que o PM envolvido na agressão é “temporário” e estava fora do horário de trabalho.

Segundo o comunicado, as atribuições dele na corporação são limitadas à “execução de serviços internos, atividades administrativas e vídeo monitoramento” e “guarda externa de estabelecimentos penais e de prédios públicos”. A Brigada não informou o que ele fazia no mercado.

Homem negro é espancado até a morte em supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre — Foto: Reprodução/Vídeo

Homem negro é espancado até a morte em supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre — Foto: Reprodução

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *