A cada 100 exames no Lacen, de 40 a 50 testam positivos para Covid-19, diz secretário de Saúde em MS.

Por Graziela Rezende, G1 MS

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou neste início de semana que a Covid-19 está “muito presente ainda, com crescimento vertiginoso, exponencial e bastante preciso”. Durante coletiva nesta segunda-feira (23), em Campo Grande, ele ressaltou que, de cada 100 exames analisados no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS), 40 a 50 testam positivos para a doença.

“Isto significa que o v[vírus está espalhado em todos os municípios do estado e mais notadamente na capital. Outro fato é a taxa de contágio, que chegou a 0,91% e hoje está em 0,96%. Estamos nos aproximando de 1% e podemos ter uma taxa de contágio que vai fazer com que cresça muito a doença em Mato Grosso do Sul”, afirmou o Resende.

Ainda conforme o secretário, o estado chegou a 1.727 óbitos com 5 deles ocorridos nas últimas 24 horas. “Estamos na média móvel de 4.09 óbitos ao dia, no momento em que adquirimos conhecimentos maiores para o enfrentamento da Covid. Temos ainda um crescimento muito grande na faixa etária que ainda não é tão letal…na semana do dia 10 a 11 de novembro tínhamos 206 sul-mato-grossenses internados e nós chegamos hoje a 314, um incremento de 50%”, lamentou.

Já a secretária adjunta, Christine Maymone, falou sobre o agendamento de exames nos drive thrus de Campo Grande. “Estamos com todas as vagas já agendadas no pelotão do Corpo de Bombeiros e isso estava nos preocupando, então, em conversa com a Sesau [Secretaria Municipal de Saúde, estamos divulgando as coleta nas unidades de saúde das Moreninhas, São Francisco, Tiradentes, Nova Bahia, entre outros. A pessoa pode ligar no número 2020 – 2170”, comentou.

Em nota, a SES também ressaltou que a procura pelo Disk Covid aumentou em 30%. O atendimento está ocorrendo normalmente, mas, aumentou a procura e Campo Grande é responsável por 80% destas ligações.

O boletim epidemiológico aponta 358.180 casos notificados, com 1.251 testes em análise, 3.063 casos sem encerramento e 92.970 casos confirmados. Nas últimas 24 horas foram contabilizados 503 novos casos e média móvel aumentou para 4.9, além de 83.609 casos recuperados.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *