Suspeito de ajudar na fuga de Cupertino, ex-patrão é investigado por associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.

Por Graziela Rezende, G1 MS

A estadia de Paulo Cupertino Matias, por 8 meses em Eldorado, na região sul do estado, trouxe à tona crimes de associação ao tráfico e lavagem de dinheiro, praticados pelo ex-patrão dele, o piloto Alfonso Helfeinstein. Tanto ele como Cupertino, acusado de matar o ator Rafael Miguel e os pais dele, são considerados foragidos da Justiça.

Segundo a delegada Ana Cláudia Medina, foi instaurado inquérito no Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e Alfonso deve responder por estes crimes, além do favorecimento à foragido da Justiça, já que existem indícios de que ele ajudou na fuga de Cupertino.

 

“A investigação aponta que existem alguns indícios de crimes que estavam sendo praticados pela família de Alfonso. Isso ocorreu quando estávamos apurando a estadia de Cupertino em Eldorado e isso trouxe à tona crimes praticados pelo piloto. Nós instauramos inquérito e o Alfonso, que já possui antecedentes por tráfico de entorpecentes, possui patrimônios que estão sendo dissimulados em nomes de laranja, então, estamos em uma investigação, ainda em fase preliminar”, afirmou ao G1 a delegada.

 

Conforme Medina, o fato de Alfonso também dar “apoio aéreo” para fuga de Cupertino e, desta forma, burlar a lei, também pode fazer ele responder por favorecimento à foragido da Justiça. “Nós verificamos que, neste contexto, havia a prática de alguns crimes e, independente da captura do Cupertino, estamos fazendo a investigação da associação para o tráfico e a lavagem de dinheiro, buscando a materialidade de crimes que precisam ser reprimidos e é de atuação do Dracco”, ressaltou.

Com relação a Paulo Cupertino, a delegada fala que atua em apoio ao trabalho realizado pela Polícia Civil de São Paulo. “Nós seguimos apurando e agora precisamos nos certificar dessa passagem dele por Corumbá e, se ele esteve em qualquer outro lugar no Mato Grosso do Sul, também vamos atuar. No caso de Eldorado, todas as pessoas que ajudaram Cupertino podem responder criminalmente, pois, se trata de um foragido da Justiça e com mandado de prisão em aberto”, disse.

Sobre as imagens da rodoviária em Corumbá, as quais mostram uma pessoa com características físicas semelhantes a Cupertino, a Polícia Civil diz que as analisa, bem como “faz diligências e trabalho a campo”.

“Existem sim semelhanças nas características da pessoa mostrada nas imagens, mas, devemos inclusive fazer uma perícia de comparação, se for o caso. Posso dizer, até o momento, que se assemelha, mas, não podemos confirmar que é ele. Uma equipe da Dracco foi até Corumbá no início da semana e estamos apurando, sob sigilo”, finalizou Medina.

Rota de fuga do Paulo Cupertino  — Foto: Guilherme Pinheiro/G1 Arte

Rota de fuga do Paulo Cupertino — Foto: Guilherme Pinheiro/G1 Arte

Rota de fuga

Levantamento do G1 feito a partir de informações da investigação policial mostra que, até outubro, Cupertino havia passado por pelo menos sete cidades de três estados.

Após matar Rafael e seus pais, em junho do ano passado, Paulo seguiu para outros municípios paulistas: Sorocaba, Águas de São Pedro, outra cidade não informada e Campinas.

Ele também passou por Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul, e Jataizinho, no Paraná. Nesses dois últimos municípios, o empresário conseguiu, respectivamente, fazer um novo Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um novo tipo de Registro Geral (RG), ambos falsificados. Além de usar o nome falso de “Manoel Machado da Silva”, Paulo forneceu dados pessoais que não são dele.

Círculo mostra Paulo Cupertino trabalhando em curral de sítio em Eldorado, Mato Grosso do Sul, onde cuidava do gado  — Foto: Reprodução/Divulgação/Polícia Civil

Círculo mostra Paulo Cupertino trabalhando em curral de sítio em Eldorado, Mato Grosso do Sul, onde cuidava do gado — Foto: Reprodução/Divulgação/Polícia Civil

Depois de falsificar os documentos, o assassino seguiu para Eldorado, no Mato Grosso do Sul, onde conseguiu trabalho num sítio da cidade, de propriedade de Alfonso. Lá, ele cuidava do gado num curral.

Na região, o assassino era conhecido como “Sêo Manoel”, identidade falsa que adotou para despistar os policiais. Para completar o disfarce, usava barba branca e comprida e um boné. Dias depois da fuga, a polícia paulista foi até a cidade e conseguiu fotos que mostram a fisionomia mais recente do criminoso (veja as fotografias nessa reportagem).

O crime

Rafael e seus pais foram assassinados por Paulo na tarde de 9 de junho de 2019. O crime aconteceu na frente da casa onde a namorada do ator, Isabela, morava com a mãe, na Zona Sul de São Paulo. O pai dela residia em outro imóvel. Cupertino não aceitava o relacionamento da filha com o ator. Isabela tinha 18 anos à época.

Câmeras de segurança registraram o homicídio e a fuga do assassino. As imagens mostraram o momento que Rafael e seus pais saíram do carro com Isabela. Eles tinham ido levá-la até sua residência.

Em seguida, o empresário apareceu apontando uma arma e atirando no ator e na família dele. Todos caíram feridos na rua. Ao todo, Paulo atirou 13 vezes nas vítimas, que não resistiram aos ferimentos e morreram. Rafael tinha 22 anos, seu pai João Alcisio Miguel estava com 52, e a mãe Miriam Selma Miguel, 50.

Rafael interpretou o personagem Paçoca na novela “Chiquititas”, do SBT, e trabalhou num famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele também atuou em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.

Isabela Tibcherani fez tatuagem em homenagem ao namorado Rafael Miguel, morto em 9 de junho em São Paulo pelo pai dela. 'Sempre juntos', diz a frase — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Isabela Tibcherani fez tatuagem em homenagem ao namorado Rafael Miguel, morto em 9 de junho em São Paulo pelo pai dela. ‘Sempre juntos’, diz a frase — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *