Democrata é eleito senador pela Geórgia, e Biden se aproxima de ter o controle do Congresso

Por G1

O Partido Democrata conquistou uma das duas vagas do Senado em disputa na Geórgia e está na frente na outra disputa, o que deve levar o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, a ter o controle do Congresso.

Os democratas já têm maioria na Câmara dos Representantes e, se levarem também o Senado, abrirão caminho para Biden aprovar leis e projetos no Congresso sem a resistência dos senadores republicanos, que atualmente têm maioria na Casa.

Com 98% das urnas apuradas, veículos de imprensa americanos confirmaram a vitória do democrata Raphael Warnock contra a republicana Kelly Loeffler. Já a disputa entre o democrata Jon Ossoff e o republicano David Perdue segue em aberto, com pequena vantagem para Ossoff.

Acompanhe abaixo a apuração dos votos da eleição na Geórgia:

Os democratas têm no momento 46 cadeiras no Senado, além de dois senadores independentes que geralmente votam com o partido. Já o Partido Republicano, de Donald Trump, tem 50 assentos. Se os republicanos vencerem apenas uma das disputas, o presidente eleito terá minoria ao tomar posse em 20 de janeiro.

Caso os democratas vençam as duas vagas em jogo, haverá um empate no número de assentos do Senado. Neste caso, o voto de minerva é do vice-presidente dos EUA, que exerce o cargo de presidente do Senado americano — a partir de 20 de janeiro, o posto será ocupado pela democrata Kamala Harris.

 
Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *