Com data marcada, retorno às aulas nas redes municipal e estadual seguem em discussão
Aulas na rede municipal estão previstas para voltar no dia 8 de fevereiro; no estado, retorno às aulas deve ser feito na primeira semana de março.
Por José Câmara, G1MS
As aulas nas redes de ensino estadual e municipal já possuem data de retorno, mas a modalidade de ensino que será adotada segue sem definição. No município, a previsão de retorno das aulas é para o dia 8 de fevereiro. Já na rede estadual, o retorno às aulas está previsto para a primeira semana de março.
Em Campo Grande, a forma de retorno ao ensino está sendo avaliada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), bem como na Secretaria Estadual de Educação (SED). Em ambas frentes de ensino, professores, coordenadores, secretários e núcleos pedagógicos dialogam para definir o retorno.
O presidente do conselho estadual de educação, Helio Daher, diz que uma pergunta norteia as discussões sobre a volta às aulas: “como garantir um ensino equânime, que garanta segurança, e, principalmente, que não coloque os alunos em risco? A prioridade é a saúde de todos!” Daher afirma que a forma ideal de regresso é a 100% presencial. “Isso só vai acontecer depois da vacinação, assim garantindo segurança total aos envolvidos nos sistemas educacionais”.
Neste início de ano, o conselho estadual de ensino trabalha com duas realidades de estudantes. A primeira será composta por alunos dentro do ensino híbrido. Estes alunos vão mesclar entre aulas presenciais e remotas. O presidente do conselho explica que a segunda opção é para os responsáveis que forem adotar o ensino remoto aos filhos. “Seja por motivo de saúde ou não exposição. Alguns familiares podem ser do grupo de risco”.