TRÊS LAGOAS: Jacaré de 2 metros e 40 ovos, são retirados de parque em MS

Por Flávio Dias, G1MS — Campo Grande

Um jacaré de quase dois metros de comprimento e cerca de 40 ovos do réptil, foram retirados nesta quarta-feira (6), da Lagoa Maior, que fica dentro de um parque urbano, em Três Lagoas, região leste de Mato Grosso do Sul. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea), a ação de manejo é feita constantemente para garantir a segurança das pessoas que transitam no local.

Conforme o secretário da Semea, Celso Yamaguti, os ovos coletados foram encaminhados para a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Campo Grande que conta com projetos específicos de pesquisa e preservação da espécie e o jacaré para a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina.

Segundo o biólogo da secretaria, Flávio Fardin, a equipe de servidores realizou a captura do jacaré, provavelmente uma fêmea de 1,97 metro de comprimento e quase 45 quilos. “Essa ação de manejo é feita constantemente para garantir a segurança das pessoas que transitam pela Lagoa Maior, bem como dos próprios animais”, ressaltou.

Ainda de acordo com o biólogo, a Semea tem todas as autorizações do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a realização do processo de manejo.

Cerca de 40 avos de jacarés são retirados de Lagoa Maior, em Três Lagoas (MS). — Foto: Semea/Divulgação

Cerca de 40 avos de jacarés são retirados de Lagoa Maior, em Três Lagoas (MS). — Foto: Semea/Divulgação

Em 2018, cerca de 12 jacarés foram removidos dessa mesma lagoa. A transferência dos animais para ambientes mais seguros foi uma exigência do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul.

Não há registro de ataques a humanos, mas em maio de 2018, o cachorro de uma criança que brincava na água foi morto por um jacaré de quase 2 metros de comprimento (veja vídeo). Outro caso semelhante foi registrado em 2017. Após o ataque, o Ibama analisou a retirada dos animais da lagoa.

Na época, a decisão do MPE que determinou a retirada dos jacarés pela Prefeitura de Três Lagoas, foi para evitar possíveis ataques: “A presença dos animais está conflitando com a participação dos humanos, existindo risco para ambos”.

Momento em que jacaré abocanha cachorro em MS — Foto: G1 MS

Momento em que jacaré abocanha cachorro em MS — Foto: G1 MS

A captura foi feita por auxiliares de pesquisa da Embrapa Pantanal, que usam iscas de carne para atrair os jacarés de papo amarelo. O tamanho da lagoa que fica no centro da cidade, dificulta a localização dos animais, por isso o uso das iscas.
 
Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *