TRÊS LAGOAS: Jacaré de 2 metros e 40 ovos, são retirados de parque em MS
Segundo a Semea, animal de 1,97 metro de comprimento e quase 45 kg, além dos ovos coletados na Lagoa Maior, em Três Lagoas, foram encaminhados para uma universidade de Campo Grande.
Por Flávio Dias, G1MS — Campo Grande
Um jacaré de quase dois metros de comprimento e cerca de 40 ovos do réptil, foram retirados nesta quarta-feira (6), da Lagoa Maior, que fica dentro de um parque urbano, em Três Lagoas, região leste de Mato Grosso do Sul. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea), a ação de manejo é feita constantemente para garantir a segurança das pessoas que transitam no local.
Conforme o secretário da Semea, Celso Yamaguti, os ovos coletados foram encaminhados para a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Campo Grande que conta com projetos específicos de pesquisa e preservação da espécie e o jacaré para a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina.
Segundo o biólogo da secretaria, Flávio Fardin, a equipe de servidores realizou a captura do jacaré, provavelmente uma fêmea de 1,97 metro de comprimento e quase 45 quilos. “Essa ação de manejo é feita constantemente para garantir a segurança das pessoas que transitam pela Lagoa Maior, bem como dos próprios animais”, ressaltou.
Ainda de acordo com o biólogo, a Semea tem todas as autorizações do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a realização do processo de manejo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/D/g/pdnlZVRG2skU0GieNDmw/jacare-ovos.jpg)
Cerca de 40 avos de jacarés são retirados de Lagoa Maior, em Três Lagoas (MS). — Foto: Semea/Divulgação
Em 2018, cerca de 12 jacarés foram removidos dessa mesma lagoa. A transferência dos animais para ambientes mais seguros foi uma exigência do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul.
Não há registro de ataques a humanos, mas em maio de 2018, o cachorro de uma criança que brincava na água foi morto por um jacaré de quase 2 metros de comprimento (veja vídeo). Outro caso semelhante foi registrado em 2017. Após o ataque, o Ibama analisou a retirada dos animais da lagoa.
Na época, a decisão do MPE que determinou a retirada dos jacarés pela Prefeitura de Três Lagoas, foi para evitar possíveis ataques: “A presença dos animais está conflitando com a participação dos humanos, existindo risco para ambos”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/P/f/1A3xiPTlO7yF5wJBv4EQ/whatsapp-image-2018-06-01-at-16.04.54.jpeg)
Momento em que jacaré abocanha cachorro em MS — Foto: G1 MS