BBB da segurança: com câmeras em cada esquina, flagras aceleram solução de crimes em Campo Grande

Na última segunda-feira (4), imagens das câmeras de segurança gravaram o assassinato do comerciante Hugo Gonçalves Insabralde, de 29 anos. Com as imagens foi possível a identificação do autor e posteriormente elas ajudarão no processo judicial. Diante disso, não há dúvidas de que câmeras de segurança, sejam do poder público ou particulares, se tornaram aliadas das forças de segurança e aceleram a elucidação de crimes.

Campo Grande possui uma central de video monitoramento, com câmeras espalhadas por toda região central, em pontos estratégicos. Os equipamentos são operados por servidores, 24 horas por dia. Os flagras são diversos, mas os crimes de furto são os que mais ocorrem, de acordo com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) – que atendeu mais de 210 ocorrências pelo sistema de monitoramento, de janeiro a novembro de 2020.

De acordo com o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, assim que ocorre o flagra, a equipe da Guarda é acionada. “No momento em que está cometendo crimes, principalmente de furtos, a central aciona a equipe de rua que em um curto espaço de tempo, de dois a cinco minutos, aquela equipe vai ao local indicado pela central de monitoramento, detém aquela pessoa, inclusive com o produto furtado, e encaminha para a delegacia de Polícia Civil, para as providências necessárias”, informou Valério Azambuja.

videomonitoramento_foto_diogo_goncalves_site_1.jpg
Central de monitoramento da Guarda Municipal (Foto: Arquivo, Midiamax)

Para o secretário, o videomonitoramento, além da questão do atendimento de imediato da ocorrência, serve também como prova em processo judicial. “Também serve para que pessoas sejam identificadas quando não há o flagrante, para identificação de placa de veículos utilizados em crimes e serve principalmente no caso de investigações mais complexas em que a imagem tenha gravado o crime”, disse.

Recentemente, dois homens foram presos pela Guarda, após serem flagrados no Centro da cidade transportando geladeira furtada em uma clínica na Rua Barão do Rio Branco. Um guarda que opera o sistema de videomonitoramento do município avistou os suspeitos com a geladeira na Rua Dom Aquino, cruzamento com a 14 de Julho. Uma equipe foi acionada e fez a abordagem quando eles estavam nas proximidades da Praça Aquidauana.

BBB: Vigilância 24h no Centro

Além do monitoramento da Guarda, Campo Grande tem câmeras do programa Cidadão Integrado da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Na última terça-feira (05) ação de traficantes no Centro, em plena luz do dia, foi registrada pelo sistema. Sem muito se preocupar, cooptam ‘mulas’ para o tráfico e há também o uso de drogas, sem qualquer problema, nas calçadas da Capital.

Além disso, as imagens mostram um veículo VW Gol, entregando drogas na região. O carro para em algumas ruas, mas o motorista não desce, apenas repassa  entorpecente. A ação foi flagrada em várias ruas da região central.

Câmeras gravaram assassinato no Danúbio Azul

Câmeras de segurança de uma conveniência, no bairro Danúbio Azul, gravaram o momento em que Hugo Gonçalves Insabralde foi assassinado com dois tiros na cabeça, uma perfuração de faca no pescoço e nas costas, na noite da última segunda-feira (4), na Avenida Panamericana. O suspeito do crime, funcionário do local, fugiu em um Gol de cor branca depois do homicídio.

As imagens do crime são fortes e mostram quando o autor, que estava segurando um taco de sinuca em uma das mãos vai até a BMW quando Hugo abria a porta, sendo que neste momento ocorre mais uma discussão entre os homens, nisso, o autor saca um revólver da cintura e atira contra a vítima que cai no chão. Em seguida, o suspeito faz mais um disparo contra a cabeça do comerciante.

Após os tiros, o autor ainda golpeia várias vezes Hugo que fica no chão, com um taco de sinuca e depois com uma faca. O suspeito sai e entra na conveniência e minutos depois volta e continua com os golpes e agressões contra a vítima, que morreu em frente ao seu estabelecimento comercial.

Assista flagrante

DUPLA TRANSPORTANDO GELADEIRA:

 

 

Tocador de vídeo
 
 
Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *