PARANAÍBA: Diretoria da UFMS solicita parcerias com o Município

Na tarde desta segunda-feira, 25, a diretora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Andreia Cristina Ribeiro, o coordenador do curso de Administração, Wesley Ricardo de Souza Freitas e o professor Odirlei Fernando Dal Moro estiveram reunidos com o prefeito Maycol Queiroz, no Gabinete, para solicitar parcerias com o Município.

Segundo a diretora, a instituição tem várias demandas e para melhor funcionamento do campus é preciso ter parceria com a Prefeitura. Ela apresentou as demandas da Universidade e junto com o coordenador e professor apresentou o projeto de extensão do CODEPAR (Conselho de Desenvolvimento de Paranaíba), que tem por objetivo criar políticas públicas de longo prazo para o Município, com a criação de projetos de futuro para a cidade, oferecendo soluções inteligentes e articuladas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Um dos principais assuntos foi o restabelecimento do convênio celebrado entre o Município de Paranaíba e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), no qual a Administração Pública Municipal compromete-se com o repasse de recursos financeiros à fundação, para auxiliar nas despesas do campus. Segundo a diretora, o último convênio foi encerrado em 2016. Além disso, foi pedido apoio das Secretarias Municipais quanto à necessidade de roçada e capina, braço de luz para uma rua paralela à universidade e ao recebimento dos alunos em seus órgãos para estágios. “Temos muitas demandas. Sobre os estágios é uma forma de a universidade prestar serviços e os universitários serem remunerados para manter seus custos durante o período de educação”, acrescentou.

O prefeito Maycol Queiroz destacou que no começo de seu mandato a intenção é enxugar a máquina pública e firmar convênios com instituições que colaboram com o desenvolvimento de Paranaíba, como a UFMS que além de formar jovens para o mercado de trabalho, inclui em seus planos de ensino e suas metodologias a tarefa de atribuir a eles o senso crítico, e prepara-los para uma sociedade em transformação. “Eu tenho interesse em ajudar, porém neste primeiro ano não será possível. “Vamos estudar a possibilidade deste convênio para o ano que vem, pois temos um planejamento de um pacote de obras histórico. Nós nos comprometemos em fazer a manutenção da instituição, vamos solicitar à Energisa o braço de luz e fazer a calçada. Quanto aos estágios, temos interesse e vamos nos organizar para isso acontecer o mais breve o possível”, garantiu.

O campus da UFMS de Paranaíba está instalado desde 2007 e oferece cursos de Administração, Matemática e Psicologia e pós-graduação em MBA de Gestão Estratégica de Organizações.

Luana Chaves

DECOM

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *