Secretário de Saúde de Igarapé diz que 229 doses perdidas da vacina serão entregues ao governo

Por Lucas Franco, TV Globo — Belo Horizonte

O secretário municipal de Saúde de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Leonardo Barberá, disse em entrevista ao vivo no Bom Dia Minas desta terça-feira (16), que as 229 doses perdidas da vacina contra a Covid-19 serão devolvidas para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O governo de Minas informou que abriu investigação para apurar a perda dos imunizantes. O município vai se reunir às 11h com o governo para tratar sobre a reposição das doses. O secretário disse que foi surpreendido com a nota do governo estadual que informou que só trataria sobre a questão de reposição das doses depois de concluir a investigação sobre o caso.

As 229 doses da Coronavac eram as últimas disponíveis no município. Com a perda dos imunizantes, a vacinação está suspensa em Igarapé.

A prefeitura espera ter uma resposta de quando o governo vai fazer a reposição dessas doses perdidas, pois há preocupação com aqueles que já receberam a primeira dose e devem receber a segunda em até 28 dias. Esse grupo começaria a receber a segunda dose nesta terça-feira (16).

Essas 229 vacinas perdidas iriam imunizar 152 pessoas com a primeira dose (94 idosos com 90 anos ou mais e 58 trabalhadores da saúde) e 77 pessoas com a segunda dose (profissionais de saúde).

Lotes afetados por problema em Igarapé. — Foto: Lucas Franco / TV Globo

Lotes afetados por problema em Igarapé. — Foto: Lucas Franco / TV Globo

Inicialmente, a administração municipal havia dito que recebeu, ao todo, 612 doses de vacina, mas atualizou a informação nesta terça. Foram 812, sendo 602 em três lotes de CoronaVac, mais 210 doses da vacina de Oxford. A perda de 229 doses representa, portanto, 28% do total de imunizantes que chegaram à cidade e 38% dos lotes de CoronaVac.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Igarapé, foi descartada a hipótese de problema na rede de energia. Ele disse que choveu forte no sábado, mas o técnico da empresa constatou que não houve pico de energia, porque, caso houvesse acontecido, o próprio refrigerador conseguiria manter a temperatura resfriada por até 48 horas.

Fachada da Policlínica de Igarapé. na Grande BH — Foto: Prefeitura de Igarapé/Divulgação

Fachada da Policlínica de Igarapé. na Grande BH — Foto: Prefeitura de Igarapé/Divulgação

Segundo Barberá, a Polícia Militar (PM) foi chamada rapidamente para fazer um boletim de ocorrência, que acionou a Polícia Civil. Em princípio, de acordo com ele, pensou-se em falha mecânica e até em sabotagem, mas que depois soube-se que houve um problema no termostato, que é considerado raro.

Barberá disse também que acionou a SES-MG e que um documento foi preenchido para detectar se houve falha humana ou mecânica.

Ainda de acordo com o secretário, a Polícia Civil esteve duas vezes na policlínica onde está o refrigerador. Na manhã desta segunda (15), avaliaram o equipamento e, à tarde, ouviram funcionários da unidade de saúde.

G1 procurou a Polícia Civil para atualizar as investigações. A resposta, nesta terça-feira (16), foi a seguinte:

“Sobre a investigação que apura a perda de vacinas contra Covid-19, em Igarapé, a Polícia Civil de Minas Gerais informa que a perícia compareceu ao local para fazer os primeiros levantamentos e aguarda a conclusão do laudo para verificar a causa do problema. Mais informações serão repassadas em momento oportuno.”

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *