Dois, dos maiores pontos de testagens da Covid-19, serão desativados por baixa demanda em Campo Grande

Por G1 MS

Os dois maiores pontos de testagens da Covid-19 em Campo Grande serão desativados por baixa demanda, de acordo com a secretaria estadual de Saúde (SES). O drive-thru, em um quartel do Corpo de Bombeiros, que servia como principal ponto de testagem na capital, funcionará até segunda-feira (22) e depois será desativado. Já o posto de vacinação localizado na Escola Estadual Lucia Martins Coelho, região central da cidade, também ficará em operação até a sexta-feira (26), após, os atendimentos serão suspensos.

A justificativa da SES é embasada nos números de atendimento prestados à comunidade no mês de janeiro. De acordo com a secretaria, em janeiro os dados apontaram que das 22.174 vagas disponíveis para o teste do tipo RT-PCR, 10.733 não foram utilizadas por falta de demanda para a realização dos exames. O índice correspondendo a 71,3% das vagas ofertadas pelo sistema da SES.

Das 22.174 vagas de RT-PCR, 8.045 exames foram realizados no drive-thru e 14.127 nas unidades de saúde vinculadas à secretaria municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau). Quanto aos testes rápidos, das 22.174 vagas ofertadas, 7.483 foram realizadas na escola. No entanto, 14.127 nas unidades de saúde vinculadas à Sesau.

Com isso, segundo a SES, a secretaria municipal de Saúde de Campo Grande garante o atendimento integral à população da capital. De acordo com o diretor de Saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, a ideia é que a demanda de Campo Grande seja absorvida pela rede de atenção primária do município.

“A partir de agora, essa rede passará a realizar os exames de RT-PCR e os testes rápidos na sua totalidade em Campo Grande, absorvendo por exemplo, a demanda diária de 258 testes que até o momento, são realizadas pelo Drive-Thru de Campo Grande”, afirmou Fraiha.

 

Fraiha disse que o encerramento também possibilitará a retomada das atividades operacionais de salvamento e resgate feitas pelos bombeiros que estavam lotados no drive-thru.

Disk Coronavírus

Mesmo com a suspensão dos atendimentos, dois números continuam ativos para a população de Campo Grande agendar os testes que detectam a presença do vírus. 

Contatos:

  • 0800 647 0911
  • 2020-2170

Unidades que realizam os testes da Covid-19 em Campo Grande

As unidades listadas abaixo não recebem demanda espontânea, somente disponibilizando 30 testes em cada, para aqueles que agendaram nos “Disk Coronavírus”. 

Veja quais são:

  1. Cristo Redentor
  2. Universitário
  3. Mato do Jacinto
  4. Estrela Dalva
  5. Jardim Noroeste
  6. Zé Pereira
  7. Jardim Azaléia
  8. Los Angeles
  9. Botafogo
  10. Iracy Coelho
  11. Clínica da Família Caiobá
  12. Vila Fernanda

Mais outras 12 unidades de saúde atendem por demanda espontânea e presencialmente, porém, é necessário que aqueles que pretendem realizar, liguem para 2020-2170. 

Veja quais são:

  1. USFs Batistão
  2. Parque do Sol
  3. 26 de Agosto
  4. Tiradentes
  5. Dona Neta
  6. Moreninha
  7. Vila Nasser
  8. Oliveira
  9. Nova Bahia
  10. São Francisco
  11. Aero Itália
  12. Albino Coimbra

 

 
Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *