Rotina de skincare: aprenda de vez a montar a sua

Confira dicas, cronograma e produtos para uma rotina completa de cuidados com a pele

Se você está conectado nas redes sociais, provavelmente já se deparou com o termo “rotina de skincare”. Isso porque ele está presente na Internet, nos jornais, nas revistas, sites, blogs, anúncios e tantos outros meios de divulgação. Apesar de ser um termo que começou a ser usado recentemente, trata-se de práticas que visam o cuidado com pele. Frente às infinitas informações – e desinformações – o MidiaMais conversou com uma dermatologista para que ela ajudasse nossos leitores a montarem sua rotina de skincare com opções boas, acessíveis e seguras.

Nossa convidada de hoje é a Dra. Isadora Santamarina (CRM/8547; RQE/6254). Formada pela Universidade de Uberaba (MG), tem especialização em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte. Além disso, também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Primeiro de tudo, é necessário entender o que significa skincare. Traduzido do inglês para o português, refere-se aos cuidados com a pele.

“Essa rotina deve ser estabelecida por um médico Dermatologista que, após uma consulta e avaliação correta da pele, vai ser capaz de definir os focos de tratamento para melhorar a qualidade e viço”, explica a médica.

Além disso, é importante ressaltar que cada pessoa tem sua própria necessidade de tratamento, desde oleosidade, anti-idade, manchas, acne, entre outros. Agora que você já sabe o que significa, veja como definir os cuidados corretos.

O que levar em conta na rotina de skincare?

O primeiro passo para uma rotina de skincare eficaz é entender qual o foco deve ser tratado: cicatrizes, flacidez, rugas, acne, oleosidade e assim por diante. É necessário saber o objetivo, porque é a partir dele que serão definidos os melhores métodos e princípios ativos.

No meio de tantas opções no mercado, Isadora alerta: “Sempre opte por dermocosméticos, eles são diferentes dos cosméticos, pois passam por comprovação científica de que realmente trazem os benefícios que prometem e são rigorosamente controlados Anvisa”, explica a diferença.

Quais são as etapas essenciais do skincare?

Sem mais delongas, o cronograma para uma rotina de skincare completa é composto por:

  1. Lavagem da face 2 vezes ao dia com gel de limpeza específico para o seu tipo de pele (oleosa, mista, seca, sensível). Evite lavagens excessivas;
  2. Água Micelar para completar a limpeza da pele. Ela ajuda a limpar sem agredir;
  3. Esfoliantes e tônicos faciais no máximo 2 vezes por semana;
  4. Hidrante! Mesmo as peles oleosas precisam da hidratação;
  5. Uso de ácidos noturnos; estes devem ser prescritos por um Dermatologista.
  6. Antioxidante, como a famosa Vitamina C, antes do filtro solar.
  7. Por fim, o mais importante: filtro solar. Os raios solares são responsáveis por cerca de 80% das causas do envelhecimento cutâneo. Opte sempre por fatores de proteção maiores que 30.
Rotina de skincare: aprenda de vez a montar a sua

















Limpeza da pele é um dos passos mais importantes (Foto: Reprodução/Pinterest)

A dermatologista ainda explica que precisa ter disciplina para manter uma rotina de skincare ideal. Ou seja, as melhoras não vão acontecer se você cuidar da pele uma vez ou outra, tem que ser todos os dias.

Os produtos também são flexíveis e podem ser trocados a cada evolução do paciente.

Skincare com opções baratas

Sabemos que a oferta por esses tipos de produto está alta, refletindo diretamente no preço. Isso faz muitas pessoas acharem que não existem opções boas e baratas para cuidar da pele, mas isso não passa de um mito.

“Muitas pessoas acham que um bom skincare tem um custo inacessível, mas isso não é verdade. Podemos montar uma rotina que caiba no bolso e no estilo de vida de cada paciente”, comenta Dra. Isadora.

Uma das opções de ótimo custo-benefício são as fórmulas manipuladas, por exemplo.

Além disso, você também pode incluir as argilas na lista de produtos. Elas são vendidas em casas especializadas a valores bem acessíveis e proporcionam ótimo tratamento para a pele.

Utilizá-las como máscaras faciais traz grandes benefícios. Cada cor de argila tem uma função diferente: adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante. Basta escolher qual a melhor para o seu caso.

Cuidados na rotina de skincare

Já que estamos falando de tratamentos para pele, maior órgão do corpo humano, é imprescindível se atentar aos cuidados. Uma vez que o skincare se popularizou, muitas pessoas compartilham “métodos milagrosos” que, na verdade, podem trazer malefícios para a saúde. Ou seja, não tente copiar receitas.

“Algumas substâncias devem ser usadas com extremo cuidado, como por exemplo a hidroquinona, substância clareadora, mas que pode deixar manchas irreversíveis”, alerta Dra. Isadora.

Caso a pele ficar irritada, sensível, vermelha ou descamando, é importante parar de utilizar o produto w procurar um especialista. O mesmo vale para gestantes e lactantes, uma vez que muitos dermocosméticos não podem ser utilizados nesse período.

Skincare é qualidade de vida

De acordo com Dra. Isadora, a procura pela rotina de skincare aumentou muito com a pandemia do Covid-19. A partir do momento que as pessoas passaram a ficar mais em casa, elas criaram novos hábitos consigo mesmas.

Isso também fez com que elas encarassem a situação de uma maneira mais leve.

“Quando percebeu-se que a situação iria perdurar por mais tempo as pessoas começaram buscar mais por coisas que trouxesse bem-estar e autoestima”, comenta a médica.

Portanto, fazer skincare é adotar práticas para cuidar de você mesmo(a). Mas não se iluda, a qualidade da pele é um ganho diário a partir da constância.

 
Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *