Rússia reporta caso de gripe aviária em humanos para a OMS

Por G1

A Rússia reportou o primeiro caso de transmissão de uma nova cepa do vírus da gripe aviária em humanos para a Organização Mundial da Saúde (OMS), disse nesse sábado (20) Anna Popova, chefe da agência russa de vigilância sanitária, Rospotrebnadzor.

“Relatamos o caso à OMS há vários dias, quando tivemos certeza absoluta do que nossos resultados apresentavam”, disse Popova em entrevista à televisão estatal Rossiya 24.

Chamada H5N8, essa variação do vírus influenza foi encontrada em sete funcionários de uma granja, depois que um surto de gripe atingiu o local de trabalho, ainda em dezembro.

Mutações de vírus são bastante comuns, e a OMS acompanha de perto – com a ajuda de agências nacionais – quaisquer alertas de novas transmissões.

Essas alterações ocorrem com frequência e não necessariamente deixam o vírus mais forte ou mais transmissível.

Surtos da cepa H5N8 foram relatados na Rússia, Europa, China, Oriente Médio e Norte da África nos últimos meses, mas apenas em aves.

Uma outra cepa do vírus influenza, conhecida como H5N1, também encontrada em aves, já se mostrou transmissível para e entre humanos. Segundo a OMS, além dessa variante, as H7N9 e H9N2 também foram conhecidas por se espalhar para os humanos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *