Ex-comandante da PMMS e policial civil eram ‘braço armado’ em esquema de extorsão

Além do coronel José Ivan de Almeida, ex-comandante da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), também foi preso nesta quarta-feira (26) um policial civil aposentado por agir em esquema de extorsão em Campo Grande. A dupla era responsável por fazer cobranças às vítimas.

Segundo as primeiras informações, as vítimas pegavam o dinheiro emprestado e acabavam sendo cobradas a juros. Nesta ocasião, as vítimas já tinham pagado valor bem maior ao que tinham emprestado e ainda eram cobradas. A polícia aponta que o modus operandi é semelhante a como agiam investigados da Omertà.

Coronel Ivan e o policial civil aposentado, identificado apenas como Reginaldo, eram o ‘braço armado’ da ação, agindo mediante grave ameaça. Com isso, coagiam as vítimas e praticavam a extorsão. Além dos dois, o dono do dinheiro também foi preso.

Os três foram presos em flagrante por extorsão em ação conjunta entre o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Equipes ainda estão nas ruas e também fazem busca na casa do coronel.

José Ivan de Almeida integrou a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul por mais de 20 anos. Ele comandou a corporação pelo período de 2001 a 2006, durante o governo de Zeca do PT. Atualmente, o militar recebe mensalmente R$ 32.940,62, conforme informação do Portal da Transparência. Conhecido como Coronel Ivan, ele foi eleito para seu primeiro mandato de deputado estadual com 11.980 votos em 2006, tendo sido votado em todos os 78 municípios de Mato Grosso do Sul. Nas eleições seguintes em 2010 não conseguiu se reeleger sedo nomeado no governo André Puccinelli.

Fonte: Midiamax

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *