Após banco recusar procuração para prova de vida, INSS orienta aposentados em MS

Apesar de procuração legal repassada por uma aposentada de 91 anos ao seu tutor, uma agência bancária, em Campo Grande, se recusou a realizar a prova de vida da idosa. Fato chamou atenção do trabalhador, que com o mesmo documento, conseguiu a renovação do benefício da idosa nos anos anteriores. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) orienta os aposentados que passarem pela mesma situação.

Na agência bancária, localizada na Avenida Afonso Pena, no bairro Amambai, o atendente informou que a procuração seria inválida, que a senhora deveria ir até à agência ou a família deveria providenciar um novo documento, pois aquele estava ‘vencido’. O procurador da aposentada afirma que no cartório, na época em que o documento foi emitido, o tabelião relatou que a procuração não tinha prazo para vencimento.

 

Ao Jornal Midiamax, o INSS esclareceu que vai apurar o ocorrido e orientou os aposentados que, por ventura, passem pela mesma situação.

“Para fazer a prova de vida pelo familiar no banco, é preciso estar cadastrado no Meu INSS como procurador. Se a pessoa já tiver procuração cadastrada há mais de um ano, ela precisará renovar a procuração”, para o aposentado nomear um procurador, basta acessar o portal de serviços do órgão, clicando aqui.

Caso o banco crie algum empecilho à realização da prova de vida, o INSS orienta que a pessoa deve formalizar a reclamação junto ao órgão pelo telefone 135 ou na ouvidoria, pela internet, clicando aqui.

O superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, disse à reportagem que denúncias referentes ao assunto não são frequentes no órgão de defesa do consumidor, mas que em casos em que o morador se sinta lesado, poderá acionar o Procon para verificação.

Cadastro de procuração

Assim como esclarecido pelo INSS, o Bradesco, através de nota, explicou que, para que a prova de vida dos beneficiários seja realizada, é importante que a procuração esteja cadastrada no instituto social para que as informações do procurador sejam encaminhadas ao banco. No caso relatado em Campo Grande, o banco disse que não foram identificados dados do morador para os benefícios.

“O beneficiário que está com a prova de vida vencida ou no período de realizá-la, ao acessar as máquinas de autoatendimento do Bradesco, visualiza mensagem que indica a necessidade de efetuar o procedimento, que pode ser realizado nas máquinas de autoatendimento e Banco 24Horas. É preciso ter a biometria cadastrada, assim todas as transações realizadas com uso da biometria são acatadas como prova de vida, caso o beneficiário esteja no mês de provar vida”, diz trecho de nota.

Para aqueles que não possuem biometria cadastrada, o banco diz que a prova de vida pode ser realizada de forma presencial, onde o beneficiário ou seu representante legal, cadastrado no INSS, comparece em uma agência com o documento de identificação de fé pública com foto.

Calendário de prova de vida

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou novo calendário da prova de vida a que os segurados devem passar para continuar recebendo o benefício em todo o país. Por exemplo, quem teve que passar pelo procedimento em maio e junho do ano passado terá que fazer a prova de vida até 31 de julho para não perder o benefício.

A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas que recebem benefícios através de conta-corrente, poupança ou cartão magnético.

Confira abaixo o calendário:

Após banco recusar procuração para prova de vida, INSS orienta aposentados em MS
 
Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *