Paranaíba: Saúde capacita médicos ginecologistas, obstetras e enfermeiros para inserção de Larcs.

Saúde capacita médicos ginecologistas, obstetras e enfermeiros para inserção de Larcs em 80 paranaibenses

Paranaíba está sendo sede, nesta sexta-feira (23) e sábado (24), do Programa Educação Continuada Itinerante promovido pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul (Sogomat-Sul). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um ciclo de palestras para médicos e enfermeiros da cidade e região que atuam na área de Atenção Básica, ginecologia e obstetrícia, com a finalidade de capacitá-los para a inserção de Larc’s (Long-Acting Reversible Contraception), popularmente conhecidos como Diu. Nesta capacitação 80 mulheres paranaibenses inscreveram-se para receber o contraceptivo de longo prazo, no sábado, na Clínica da Mulher.

Uma solenidade de abertura foi realizada no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), onde também serão ministrados os cursos. O ato ocorreu com a presença do prefeito Maycol Queiroz, vice-prefeita Roseli Martins, secretário de Saúde Drº Amauri Mariano e Dra Vanessa Chaves Miranda, Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul e Membro do Comitê Estadual de Mortalidade Materno e Infantil da Secretaria Estadual de Saúde.

Para a capacitação estão no município, além da presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia, a administradora Leonidia Souza Vidal; instrumentadora Dayla Rotela Pinto; professoras e doutoras, Jaqueline Bovolim, Jessica Monteiro Ferzeli e Jéssica Thais Silvestre; e a secretária do Sogomat-Sul, Gisele Cristina da Cruz.

 

O Secretário de Saúde, Drº Amauri Mariano, abriu o evento parabenizando os profissionais médicos e enfermeiros que se inscreveram e demonstraram interesse no curso na área em que atuam. “Temos grande satisfação em permitir que o nosso Município seja sede dessa capacitação, recebendo profissionais da região também”, disse.

 

Sobre a inserção do Diu, o secretário esclareceu que atualmente no Programa Saúde da Mulher de Paranaíba temos médicos que realizam o procedimento, portanto essa capacitação será uma ótima oportunidade de atualização dos métodos.  “Além disso, atualmente sabemos que a Durante o discurso, o prefeito contou aos presentes que, após eleito, o seu primeiro pensamento para a Saúde foi o desejo de investir na saúde das mulheres. “Uma semana após eleito tive o privilégio de receber a visita do Drº Celso, que a vida toda trabalhou com a saúde da mulher e ele me relatou o quanto é mais barato trabalhar a prevenção, principalmente da mulher mais jovem. Esse programa ajuda bastante baixar a mortalidade infantil e de mulheres grávidas. Então, cheguei à conclusão que se é bom o programa, está parado na região há oito anos e se mais cidades vizinhas precisam, vamos fazer”, afirmou o prefeito.

 

O Chefe do Poder Executivo ressaltou ainda que em seu governo não polpará recursos para atender a Saúde da Mulher. “Queremos, no final do nosso mandato, ser referência depois de três anos como a cidade que adotou a Saúde da Mulher de uma forma diferente”.

 

A Dra Vanessa Chaves salientou a satisfação de executar o programa na cidade. “É um grande prazer ministrar o curso de emergencial obstétrica aqui em Paranaíba. Os nossos agradecimentos à Secretaria de Saúde, ao prefeito que não mediu esforços, ao secretário de Saúde que tem nos apoiado e a enfermeira Daiane Agi, que fez toda a logística para estarmos aqui”.

DECOM
Luana Chaves

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *