Paranaíba participará do 11º Festival Estudantil Temático de Trânsito – FETRAN-MS

Alunos da Escola Caminho, participarão no dia 29 de outubro às 08hr, do 11º Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), “Transformando Atitudes para Salvar Vidas” na cidade de Paranaíba.

 

O Festival Estudantil Temático, Teatro para o Trânsito foi criado em 2004 pela Polícia Rodoviária Federal do Estado de Mato Grosso. Utiliza as artes cênicas como instrumento para que de forma lúdica, didática e criativa promova o conhecimento da legislação em vigor, buscando sensibilizar crianças, adolescentes e jovens quanto à necessidade de se tornarem cidadãos mais comprometidos com a segurança no trânsito.

 

Em Mato Grosso do Sul, o projeto é realizado desde 2010, com o apoio de parceiros, como: DETRAN-MS, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS, UFMS, UEMS, AGETRAN Campo Grande, SEST SENAT, Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação.

 

Em Paranaíba, será encenada a peça ‘Da Imprudência à Conscientização’, dirigida pela Professora Sonia Aparecida Borges da Silva, com participação de seis alunos atores (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II) da Escola Caminho, com enfoque na temática proposta sobre educação para o trânsito. Conforme informado pela Professora e diretora da peça, a Escola Caminho participará pela primeira vez do FETRAN. “Nos estamos na categoria infantojuvenil e de uma forma simples, esses alunos serão protagonistas encenando a importância de respeitar as leis de trânsito, bem como também a história da policia rodoviária federal. Eles deixarão um recado: Adolescente não deve dirigir”, explicou Sonia Aparecida.

 

De acordo com a Coordenadora de Educação no Trânsito Sandra Coelho, estimular a criatividade e a interdisciplinaridade, abordando questões como: segurança, cidadania, respeito, saúde pública, meio ambiente, coletividade, acessibilidade, dentre outros, usando a linguagem teatral, é como uma grande ferramenta na busca das aprendizagens essenciais para uma vida em sociedade justa, inclusiva, democrática e segura.

 

Na última segunda-feira (18), ocorreu a abertura da 11ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito de Mato Grosso do Sul (FETRAN-MS) na cidade de Caarapó. Segundo o Inspetor Fábio Sobré, as peças serão apresentadas uma única vez e os jurados escolherão as três primeiras colocadas de cada categoria, bem como o melhor ator e atriz, o melhor texto e a melhor arte visual. “Neste ano, foram 35 espetáculos teatrais inscritos de 27 escolas e 18 municípios. Concorrem 11 peças na categoria infantil, 17 na infanto-juvenil e sete na juvenil”, informou o Inspetor da PRF. Todos os professores participantes e um colaborador de cada peça irão para Campo Grande para participar da cerimônia de premiação em dezembro.

 

Segundo a organização do evento, dados apresentados por uma pesquisa realizada pela ONG Criança Segura, apontam que aproximadamente 35% dos óbitos de crianças com idade entre 0 a 14 anos foram causados por acidentes no trânsito, sendo tabulados atropelamentos de pedestres, ciclistas, acidentes envolvendo ocupantes de veículos e ônibus escolares. Importante ressaltar que não foram mencionadas na pesquisa as crianças que sofreram acidentes e só foram hospitalizadas ou as que ficaram com sequelas permanentes.

 

Em parceria com a comunidade escolar, família, órgãos públicos nas áreas da educação, cultura e trânsito, instituições e empresas apoiadoras o FETRAN busca conscientizar os agentes envolvidos sobre sua responsabilidade cidadã, com o compromisso de “Transformar Atitudes para Preservar Vidas”, tendo na educação escolar o ambiente propício para as ações educativas propostas pelo projeto.

 

A escola deve dar condições para que o aluno possa se desenvolver plenamente, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e formação de valores e atitudes. Isso se dá com a promoção de atividades variadas que provoquem o pensar, criar, ler, construir, exteriorizar e representar.

 

Participantes:

1 – Arthur Fagundes Queiroz de Souza – 7º ano

2 – Júlia Anselmo Oliveira Freitas – 7º ano

3 – Marco Antônio do Nascimento Borges – 8º ano

4 – Pablo Roberto de Brites Guedes – 8º ano

5 – Camila Reis Vidal – 9º ano

6 – Luan da Silva Bruno – 9º ano

 

Professora Responsável:

Sonia Aparecida Borges da Silva

 

Envolvidos:

 Direção: Maria Ivete da Cruz Bruno

 Coordenadora: Marisa Alcalde Vilela

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *