Dez alunos denunciam abusos no ambiente familiar após assistirem palestra sobre violência sexual em escola

Por Jamyle Amoury e Adriel Morais, g1 Goiás e TV Anhanguera

Dez alunos denunciaram terem sido vítimas de abuso sexual após assistirem palestras sobre o assunto em escolas de Campo Limpo de Goiás, na região central do estado. Segundo a Polícia Militar, as crianças e adolescentes contaram que os abusos eram cometidos por pessoas conhecidas da família.

As palestras sobre Conscientização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aconteceram entre segunda-feira (16) e sexta-feira (20) por uma Organização não Governamental (ONG), com apoio da PM, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude, a pedido do município administrado pela prefeita Graciele Marta (União Brasil).

Conforme a Polícia Militar, após as denúncias, um funcionário da prefeitura chegou a ser preso suspeito de abusar da própria filha.

Por não ter o nome divulgado, o g1 não conseguiu localizar o ex-funcionário para que se posicionasse até a última atualização desta reportagem.

Em nota ao g1, a prefeitura de Campo Limpo de Goiás informou que o funcionário foi exonerado assim que houve o conhecimento da denúncia. Disse também que o município vai disponibilizar uma assistente social bem como uma psicóloga para estarem acompanhando as crianças e adolescentes e suas famílias (nota na íntegra ao fim do texto).

Uma das palestras em uma escola de Campo Limpo de Goiás — Foto: Divulgação/PM GOUma das palestras em uma escola de Campo Limpo de Goiás — Foto: Divulgação/PM GO

Ainda de acordo com a PM, durante a última palestra, cinco alunos de uma mesma escola contaram aos professores e palestrantes sobre o que passavam. O Conselho Tutelar, que estava presente na ação, acionou os familiares dos estudantes.

Nove adolescentes e uma criança de cinco anos foram ouvidos na Central de Flagrantes de Anápolis. Após as oitivas, três homens de identidades não divulgadas foram levados para a delegacia por suspeita dos crimes, prestaram depoimento e foram liberados. O caso segue em investigação.

Por não terem os nomes revelados, o g1 não conseguiu localizar os homens para que se posicionassem até a última atualização desta reportagem.

Em nota recente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembra que grande parte da violência contra crianças e adolescentes acontece dentro de casa, com agressores conhecidos, e que estar na escola pode garantir à elas a convivência com adultos de confiança a quem podem pedir ajuda.

Nota da Prefeitura de Campo Limpo de Goiás

Na última semana foi realizado no município uma ação, em parceria com as secretarias municipais, Juizado da Infância e da Juventude, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Colégio Estadual, para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Logo após as palestras realizadas pelos delegados e agentes da Polícia Civil e do diretor do Juizado da Infância, alguns dos adolescentes que assistiram as palestras procuraram o juizado e a Polícia Civil e fizeram denúncia de abuso sexual contra as mesmas.
Ao saber das acusações e que um dos acusados era servidor comissionado do município, de imediato a prefeita determinou a exoneração dele.


A prefeita já solicitou à Secretaria Municipal de Assistência Social e à Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilize uma assistente social bem como uma psicóloga para estarem acompanhando as crianças e adolescentes abusadas e suas famílias.


A prefeitura informa ainda, que essa ação não se findará com esses casos e que estará, incansavelmente lutando contra este tipos de abusos e que acompanhará de perto os processos abertos contra esses abusadores para que não fiquem impunes aqueles que forem comprovadamente culpados.

Delegacia de Anápolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV AnhangueraDelegacia de Anápolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *