Fábrica de celulose em Inocência será anunciada nesta quarta

Maior empreendimento de celulose do mundo será instalado na Costa Leste de MS

Por Ana Cristina Santos

O maior empreendimento de celulose do mundo que será instalado em Mato Grosso do Sul, vai ser anunciado nesta quarta- feira, 22, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Trata-se de uma indústria de celulose que será instalada no município de Inocência, na região Leste de Mato Grosso do Sul. O Jornal do Povo anunciou com exclusividade a instalação do empreendimento.

Conforme divulgado pelo Jornal do Povo, o investimento será feito pela empresa chilena Arauco, que há anos tenta instalar uma indústria de celulose em Mato Grosso do Sul. O grupo já possui, inclusive, eucaliptos plantados em Inocência, onde será instalada a fábrica.

O anúncio será às 14h no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O prefeito de Inocência, Toninho da Cofap já está na Capital para participar do evento. Devido a contrato de confidencialidade, município e Estado não poderiam dar detalhes do projeto antes do anúncio oficial. 

Embora não tenha sido resolvida a questão de compra de terras brasileiras por estrangeiros, a Arauco pode tranquilamente instalar sua fábrica no Brasil, já que ela comprará o maciço florestal de terceiros.

Se concretizada, esta será a quinta unidade de celulose em MS.

Mato Grosso do Sul conta atualmente com três fábricas de celulose instaladas e em operação no município de Três Lagoas: uma da Eldorado Brasil, com capacidade de produção de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano; duas da Suzano, que produzem 3,25 milhões de toneladas por ano.

A Suzano iniciou a construção de mais uma fábrica no Estado, em Ribas do Rio Pardo, que será a maior planta industrial de celulose do mundo, produzindo 2,55 milhões toneladas/ano.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *