Paranaiba: Prefeitura inicia “Agosto Lilás”

A Prefeitura de Paranaíba, em parceria com as secretarias de Assistência Social, Cultura, Saúde, Educação e a Rede de Enfrentamento, inicia as atividades para o “Agosto Lilás”.

 

“Agosto Lilás” tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, assim como divulgar meios de ajuda às vítimas de violência para encorajar a busca por ajuda e a sair do ciclo de violência.

 

Agosto foi escolhido para discutir o tema ‘Violência Doméstica’ porque é o mesmo mês da sanção da Lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, pois é um marco histórico na defesa dos direitos das mulheres brasileiras.

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Lei é a terceira melhor e mais avançada no mundo em relação ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Ela foi criada em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica por mais de 23 anos.

 

O caso dela foi emblemático, pois levou à denúncia do Brasil na comissão interamericana de Direitos Humanos, comissão integrante da Organização dos Estados Americanos (OEA), que resultou na condenação internacional do Brasil, pela tolerância e omissão estatal nos casos de violência contra a mulher e, consequentemente, o país foi obrigado a cumprir algumas recomendações que levaram à criação da Lei Maria da Penha. Já a cor lilás foi adotada pelo feminismo no mundo.

 

“A luta pelo fim da violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas é uma luta de toda a sociedade, pois viver sem violência é um direito de todas as pessoas. ligue, denuncie ou peça ajuda! em briga de marido e mulher, sim, metemos a colher, ligamos e denunciamos. assim você pode salvar uma vida”, ressalta a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Wanice Luciana de Oliveira.

 

A programação ficou da seguinte forma:

 

Na primeira semana de agosto será o lançamento da campanha com a publicação de vídeos, entrevistas nas rádios e fala na Plenária da Câmara.

 

10/08 – Paralisação na Praça da República, a partir das 8h30.

17/08 – Teatro online a partir das 18h30 no auditório da UEMS.

21/08 – Panfletagem Espelho d’Água a partir das 17h

24/08 – Bate-papo com a rede de atendimento as mulheres em situação de violência, a partir das 18h30 auditório da UEMS.

31/08 – Filme na Praça da Iacal – a partir das 18h30 com bate-papo sobre violência doméstica.

 

Durante todo o mês de agosto haverá palestras.

 

DECOM

Stella Gonsalves

Imagem: Marnei Marcelo

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *