Santa Fé do Sul: Ministro da Pesca anuncia suspensão da importação de tilápia do Vietnã.

Durante sua visita na cidade de Santa Fé do Sul, que começou as 15:00h em Santa Fé do Sul, recepcionado pela Diretoria do Grupo Ambar Amaral, Associação Peixe SP e o Prefeito Evandro Mura, o Ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula anunciou a suspensão das importações da tilápia do Vietnã.

Durante reunião extraordinária da Câmara Setorial do Pescado, no final de janeiro, André de Paula, atendeu a uma solicitação do setor, que interviu ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

“Hoje estamos celebrando uma ação muito importante, pois havia uma grande apreensão do setor da tilapicultura, que é a importação da tilápia do Vietnã e nesta manhã o Carlos Fávaro anunciou a suspensão oficialmente na cidade de Cascavel-PR e a portaria ministerial deve estar publicada no DO da União nesta quinta-feira (8). Isso não é apenas uma grande vitória do setor, mas traz uma tranquilidade para os produtores de tilápia que nos últimos anos avançou muito, onde é produzido um peixe (tilápia) de alta qualidade e não podemos correr nenhum tipo de risco sanitário que implicaria em um grande prejuízo econômico, seria um grande retrocesso e isso não podemos aceitar”, disse André de Paulo ao site informamais e Radio Santa Fé.

Essa pauta movimentou todo o setor do agro nesse início de ano, gerando dor de cabeça ao governo federal, que liberou empresas a realizarem a primeira compra, que foi de 25 toneladas ao custo de $ 118.100. (oestenoticias)

Tributação

André de Paula também disse ao informamais que no final de 2023, durante a reforma tributária aprovou-se uma isonomia tributária na produção de rações colocando a ração para a piscicultura no mesmo patamar das rações bovinas, aves e suínos, ou seja, isenta de Pis e Cofins. A ração é um dos insumos que impacta a produção de peixes e a isonomia neste quesito foi um grane avanço conquistado na reforma tributária do governo federal. “Se beneficia quem produz irá beneficiar quem consome, pois ao longo do tempo o produto final deverá ser barateado”, disse o Ministro.

 

O Prefeito de Santa Fé do Sul Evandro Mura recepcionou o Ministro André de Paulo e destacou que a visita demonstra mais uma verdadeira potencia que Santa Fé e Região tem na produção de tilápia, pois temos a cadeia completa desde a produção de alevinos, engorda, industrializa e na produção de rações, colocando a cidade e a região em destaque nacional e internacional como é o caso do Grupo Ambar Amaral que emprega cerca 800 trabalhadores. “Foi uma satisfação receber o Ministro André de Paula em nossa cidade ao lado dos empresários Ramon Amaral (Ambar Amaral), Emerson Esteves (Global Peixes) e da Associação Peixe SP, Marilza Fernandes”.

O Diretor do Grupo Ambar Amaral, Ramon Amaral agradeceu o Ministro da Pesca pela suspensão das importações da tilápia do Vietnã que vai de encontro dos interesses dos produtores brasileiros. Ramon ainda enfatizou que o Grupo Ambar Amaral é uma cadeia de produção verticalizada, e essa medida anunciada aqui em Santa Fé do Sul foi muito importante para que o setor privado possa continuar investindo e acreditando na tilapicultura nacional.

André de Paulo também lembrou que o empresário Ramon Amaral esteve no Gabinete do Ministro da Pesca em 2023 e em outros encontros em eventos do setor pelo Brasil, e disse também “que conhecer as instalações e cadeia produtiva do Grupo Ambar Amaral é também uma oportunidade de conhecer e reconhecer pessoalmente como é o comprometimento em produzir uma tilápia de altíssima qualidade, minha visita aqui faz toda a diferença para reconhecer o profissionalismo e competência da empresa na produção de tilápia”.

A Associação Peixe SP estava representada pelos fundadores e diretores, Emerson Esteves e Marilza Fernandes e na oportunidade agradeceu a visita do Ministro de Estado que também foi à empresa Global Peixe no Distrito de Esmeralda (Rubinéia) onde conheceu o processo de produção de alevinos e na ocasião também participou ativamente da vacinação de alguns alevinos.

Emerson destacou para o Ministro a alta tecnologia que é empregada e a estrutura do setor em toda região, demonstrando a pujança econômica que o setor representa para a região e o Estado de São Paulo.

O diretor da Peixe SP, agradeceu no emprenho do ministro que recebeu várias reivindicações para melhorar o ambiente de produção, e que a União facilite e dê oportunidade o setor continuar evoluindo como a desburocratização do licenciamento das pisciculturas que ainda é muito lento e acaba emperrando o aumento da produção e também facilidade de acesso ao Plano Safra para os pequenos, médios e grandes produtores, e agradeceu a estada de André de Paula em Santa Fé do Sul.

A assessoria do Deputado Estadual Itamar Borges, Mara Amaral e Cleison Oliveira participaram da visita do ministro de estado.

Ao final da entrevista André de Paula reiterou a alegria e orgulho de conhecer a região. “Tenho duas palavras para traduzir a minha sensação após visitar Santa Fé do Sul e os representantes da aquicultura/piscicultura: alegria em ver essa força e capacidade de produções do setor empresarial e a segunda é orgulho, pois tenho muito orgulho de ver a forma de como os produtores estão trabalhando para o crescimento do setor no Brasil. Eu acredito muito na força da piscicultura, pois o Brasil tem um potencial enorme para seguir avançando e que o Governo Federal possa ser um instrumento para dar condições de produção e o pescado possa ser chegar mais barato à mesa do consumidor”, afirmou o Ministro da Pesca do Brasil.

O Ministroi ainda se reúne com produtores por volta das 18:00h na sala de reuniões da Rações Raguife onde deverá ouvir reivindicações do setor.

Fomte: informamais

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *