Sacanagem, Delcídio e Puccinelli, trancamento de rodovia e MP

MALEDICÊNCIA – Sobre a nota publicada ontem (25) na coluna “Antenado”, aqui da Folha de Dourados, com o título “Colocar Pepa e Cirilo lado-a-lado na bancada é sacanagem da Mesa Diretora”, leia, o presidente da Câmara Alan Guedes primeiro esquivou-se dizendo que foi o vereador Toninho Cruz quem solicitou a “dança” das cadeiras ao cerimonial. “Ele gostaria de sentar-se atrás”, disse. Depois fez mea-culpa: “Te digo que não foi sacanagem. Mas estará resolvido para a próxima sessão. Eu abri a sessão, acompanhei a primeira tribuna e sai pra uma agenda no CEUD. Antes de eu sair o dr (Fernando) Baraúna já havia me entregado um ofício do Pepa falando que não viria. Por isso não me atentei. Só voltei quando a fala dos vereadores estava acabando, no último ou penúltimo”.

SAÚDE ANIMAL – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou a criação de Farmácias Veterinárias Populares em Mato Grosso do Sul, segundo publicação do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (24). A proposta era do deputado estadual Neno Razuk (PTB). A justificativa para o veto foi o vício formal de inconstitucionalidade, porque o tema (Regulamento de Fiscalização de Produtos de Uso Veterinário e dos Estabelecimentos que os Fabriquem ou Comerciem) seria de competência exclusiva da União. A lei também esbarrou no fato de que o legislador não pode criar despesas para a administração pública.

EMPODERAMENTO – Ainda sobre o veto do governador à criação de farmácias veterinárias em MS, é interessante destacar que vereador, deputado, senador não podem criar despesas à administração pública mesmo com o respaldo das urnas, mas o Ministério Público pode! É uma prerrogativa constitucional. Como diria o médico e ex-vereador Eduardo Marcondes: “Isso é um absurdo”!

 

BREU – Há uma forte movimentação entre os indígenas para trancar a MS-156 no trecho que atravessa a Reserva Indígena de Dourados. Motivo: a completa escuridão da rodovia desde à Escola Pedro Palhano até a Pedreira, já no meio do caminho entre Dourados e Itaporã. Todas as lâmpadas dos superpostes estão apagadas há uma semana. A escuridão vem provocando acidentes e incentivando meliantes a cometerem delitos. Em tempo: a responsabilidade é da Agesul.

DUPLA – A demonstração de que Delcídio do Amaral e André Puccinelli podem caminhar juntos nas eleições de 2020 e, possivelmente, 2022, assustou muita gente. Embora envolvidos em escândalos de corrupção, o ex-senador e o ex-governador têm ainda muito prestígio ( e votos) no Estado. A possível dobradinha PTB/MDB mexeu no tabuleiro político de MS.

 

EX-JUIZ – Depois de deixar o PDT e receber convites para disputar as prefeituras de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira descartou participação no segundo maior colégio eleitoral sul-mato-grossense e adiantou que seu projeto é novamente o Governo do Estado ou a vaga ao Senado Federal em 2022. “Não disputarei eleição pelo PSD, em Dourados”, garantiu ao site Midiamax, de Campo Grande.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *