Santa Fé do Sul: Faleceu o Dentista, Historiador e Professor Adacyr Ferreira

A família do Professor Adacyr Ferreira informou no final da manhã desta quarta-feira (24) o seu falecimento. Adacyr iria completar 91 anos, ele nasceu em 12 de novembro de 1.932. Segundo a família, ele passou mal ontem (23) e foi atendido na Sta Casa vindo a falecer na manhã de hoje (24), às 10h30m.

A família informa que o horário e local do velório/sepultamento hoje 24/05, das 18h00m às 22h00 e amanhã 25/05 a partir das 6h00m com sepultamento às 10h00m no Velório São José, ao lado do cemitério municipal.

 

O homem que se formou em Odontologia na cidade de Ribeirão Preto, logo em seguida se casou com Dona Nilda Ferreira, com quem teve três filhos; Celso Luis Ferreira (Ganso), Amadeu e Sandrinha (falecida).

O Professor Adacyr Chegou em Santa Fé do Sul em 1959, onde atuou como cirurgião, mas logo foi convidado para lecionar aos alunos, filhos dos trabalhadores da CAIC, em uma escola que fora construída no terreno onde hoje é a Praça Sales Filho. Ele dizia que se formou dentista, mas sua vocação era ser professor.

Natural da cidade de Uchoa, morou em Ibirá e desde 1.959 se tornou um Cidadão Santa-fé-sulense, que ao longo dos anos contribuiu para o desenvolvimento cultural e social da cidade.

No dia 2 de março de 2023 o diretor da WEB TV Interativa, Rodrigo Pirola entrevistou por mais de uma hora o Professor Adacyr que contou um pouco de sua história e sua relação com Santa Fé do Sul.

Perguntado sobre quem era Adacyr Ferraira, ele de pronto respondeu: “sou autêntico, responsável e um Pai de Família, casado, tenho três filhos, seis netos e um bisneto. Um Professor ao acaso e que nunca até então teria se formado para ser e que sua vocação era ser dentista, mas não resistiu ao convite para lecionar sem nunca ter entrado em uma sala de aula. Me identifiquei com aquela clientela que era de jovens com o qual se relacionou pelo Facebook até os dias atuais e sou grato pela vida que tenho, pela esposa, filhos e netos e bisneto”, respondeu à Pirola.

Na entrevista, o Professor Adacyr relembrou que fora fundador das Lojas Progresso, e XV de Novembro Sexto (Maçonaria), que ao lado do Dr. Helvécio Siqueira fundaram o Rotary Club de Santa Fé do Sul, foi o principal articulador da criação do Interact, chegando a ser o 4º do estado, em uma época que só homens poderiam participar e lutou pela inclusão das mulheres no clube de serviço. Participou da fundação e criação da APAE e CRA.

Esteve junto dos idealizadores da Biblioteca Municipal e do Museu doando uma grande parte do acervo de suas revistas e jornais. Se tornou Professor de Ciências acabou se tornando um historiador da cidade de Santa Fé do Sul e suas memorias e arquivos eram diariamente publicados em sua página no Facebook, que recontava fatos históricos da cidade e registrava em fotos as lembras com grandes amigos.

Na mesma entrevista, Adacyr contou para Rodrigo Pirola que chegou a ser eleito vice-prefeito da cidade de Ibirá em 1958, mas logo se mudou para Santa Fé em 1959, e naquele mesmo ano o prefeito eleito anunciou que iria deixar o cargo e mesmo assim rejeitou retornar pra assumir o cargo de prefeito de Ibirá e afirmou que já se tornara um cidadão Santa-Fé-sulense

Adacyr ainda foi Secretário de Educação no primeiro mandato de Itamar Borges, professor de ciências do IEEPIM, presidente do CRA, diretor do SAAE e da FUNEC.

Na Educação Adacir recebeu o reconhecimento do seu trabalho ajudou a transformar a educação da cidade em referência. Ele também fez carreira no ensino estadual, foi um professor inovador e contribuiu com a formação de várias gerações de santa-fé-sulenses.

O Prefeito de Rio Preto Edinho Araújo publicou mensagem: “Lamento a perda deste amigo querido, o professor Adacyr Ferreira, mestre importante na minha formação quando jovem em Santa Fé do Sul. Ele formou inúmeras gerações de alunos santafessulenses, reforçando sempre a importância da ética e da cidadania. Deixa seu nome gravado em letras maiúsculas na história de Santa Fé. Nossos sinceros sentimentos aos familiares.”

Evandro Mura – “Com tristeza recebi a notícia do falecimento do nosso valoroso irmão e amigo Adacyr Ferreira. Meus sentimentos a toda família.”

Nossos sentimentos aos familiares e amigos do Professor Adacyr Ferreira.

Contribuiu com esta matéria Rodrigo Pirola, da WEB TV Interativa.

Compartilhe essa notícia com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *